Arqueólogos encontram Elixir da Vida na China | Trend News Agency
Página inicial Mitohistória Arqueólogos encontram o Elixir da Vida na China

Arqueólogos encontram o Elixir da Vida na China

por. Thiago Marques
Publicado: Atualizado: 0 comentário 3 minutos de leitura

Um cântaro de mais de 2.000 anos contendo o Elixir da Vida, o “remédio da imortalidade”, foi encontrado por arqueólogos na China em tumba de dinastia imperial. A informação é da Agência Xinhua News.


Uma equipe de arqueólogos descobriu que um cântaro de bronze escavado na província de Henan, região central da China, continha o “elixir da vida” como descrito pela literatura taoísta antiga. O objeto contendo o líquido foi escavado em outubro de 2018, na cidade de Luoyang. O cântaro estava enterrado em uma tumba da dinastia Han ocidental (202 a.C. a 8 d.C.).

O cântaro continha cerca de 3,5 litros do líquido. Inicialmente, os arqueólogos acreditavam tratar-se de alguma bebida destilada, devido ao aroma alcoólico exalado pela substância.

O cântaro encontrado e seu conteúdo: o Elixir da Vida | Imagem: VCG | remédio da imortalidade encontrado na China

O cântaro encontrado e seu conteúdo: o Elixir da Vida | VCG

No entanto, pesquisas subsequentes em laboratório revelaram que o líquido era composto sobretudo de nitrato de potássio e alunita. As duas substâncias são os principais ingredientes do medicamento da imortalidade mencionado em textos antigos do Taoísmo, de acordo com Pan Fusheng, arqueólogo chefe das escavações.

O diretor do Instituto de Relíquias Culturais e Arqueologia em Luoyang, Shi Jiazhen, também falou sobre a descoberta.

“Esta é a primeira vez que os míticos ‘remédios da imortalidade’ foram encontrados na China. O líquido possui um valor significativo para o estudo dos antigos pensamentos chineses sobre a busca pela imortalidade e a evolução da civilização chinesa.”

Shi Jiazhen
PUBLICIDADE

Veja também: Encontradas tumbas com magníficos relevos em pedra na China

A tumba onde foram encontrados os objetos se estende por 210 metros quadrados. Um grande número de cântaros de argila pintadas de cores, artigos de jade e artefatos de bronze também foi escavado.  Do mesmo modo, os restos mortais do ocupante do túmulo foram recuperados e preservados.

“O túmulo fornece material valioso para o estudo da vida dos nobres han ocidentais, bem como os rituais fúnebres e costumes do período”

Pan Fusheng
Arqueólogos escavando tumba da Dinastia Han Ocidental (202 a.C. a 8 d.C.) em outubro de 2018 | Foto: VCG | Elixir da Vida encontrado na China

Arqueólogos escavando tumba da dinastia Han ocidental (202 a.C. a 8 d.C.) em outubro de 2018 | VCG

Ironicamente, existem relatos de que a busca pela imortalidade por nobres chineses do passado acabou por abreviar suas vidas. Qin Shi Huang Di, rei da dinastia Qin de 247 a.C. a 221 a.C e, posteriormente, primeiro imperador da China unificada (221 a.C. a 210 a.C), veio a falecer aos 39 anos. O monarca era obcecado pela imortalidade. Por este motivo, ingeriu cinábrio (sulfeto de mercúrio) visando prolongar sua vida. Hoje, sabe-se que o mercúrio é venenoso, portanto, nada de tentar a receita em casa.

PUBLICIDADE

Publicações relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está OK com isso, caso decida permanecer conosco. Aceitar