Ulisses e as Sereias (1909) | Ulysses and the Sirens | Herbert James Draper
Página inicial Artes A mitologia grega por Herbert James Draper

A mitologia grega por Herbert James Draper

por. Thiago Marques
Publicado: Atualizado: 0 comentário 2 minutos de leitura

Herbert James Draper nasceu em 1863 na cidade de Londres, Inglaterra. Classicista, pintou diversas obras que retratam temas da mitologia grega, mas também as lendas arturianas.


Filho do joalheiro Henry Draper e sua esposa Emma, foi educado na Bruce Castle School em Tottenham e, em seguida, passou a estudar arte na Academia Real Inglesa.

Herbert James Draper (c.) | pintor classicista inglês de mitologia grega, lendas arturianas e retratos.

Herbert James Draper (c. 1900)

Draper realizou várias viagens educacionais para Roma e Paris entre 1888 e 1892, tendo conquistado a medalha de ouro da Academia Real em 1889. Neste mesmo ano, ganhou um estipêndio para viagens da Academia Real e estudou na Academia Julian em Paris e em Roma.

Na década de 1890, trabalhou como ilustrador e acabou se estabelecendo em Londres. Em 1891, ele se casou com Ida, com quem teve uma filha, Yvonne.

Sua pintura O Lamento por Ícaro (1898) ganhou a medalha de ouro na Exposição Universal de Paris em 1900 e mais tarde foi comprada para a Galeria Tate. Ele também foi responsável pela decoração do teto do Drapers’ Hall, na cidade de Londres. Embora Draper não fosse membro nem associado da Academia Real, ele participou das exposições anuais de 1890 em diante.

PUBLICIDADE

Veja também: A mitologia grega e as lendas arturianas por John William Waterhouse

Em seus últimos anos de vida, as cenas mitológicas se tornaram menos populares no meio artístico. Por este motivo, ele passou a se concentrar mais na pintura de retratos. Ele morreu de arteriosclerose em 1920, em sua casa em Abbey Road, ofuscado pelas novas tendências artísticas da época.


Galeria

PUBLICIDADE

Publicações relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está OK com isso, caso decida permanecer conosco. Aceitar