O famoso túmulo de passagem em Newgrange. | Foto: Anthony Murphy | Mythical Ireland
Página inicial Mitohistória Dezenas de monumentos pré-históricos são encontrados na Irlanda

Dezenas de monumentos pré-históricos são encontrados na Irlanda

por. Thiago Marques
Publicado: Atualizado: 0 comentário 5 minutos de leitura

Arqueólogos da University College Dublin (UCD) descobriram quase 40 monumentos pré-históricos próximo ao famoso sítio arqueológico de Newgrange (Brú na Bóinne), na Irlanda.


Dentre os monumentos encontrados, há um que alinha-se perfeitamente com o nascer do sol durante o solstício de inverno do hemisfério norte. Ele foi encontrado a poucos metros do famoso túmulo da passagem da Idade da Pedra em Newgrange, datado de 3200 a.C. Por sua vez, estima-se que o monumento recém-descoberto tenha sido erigido cerca de 200 a 300 anos após aquele período.

Acredita-se que os monumentos encontrados datem do período neolítico (4000-2500 a.C.) até a Idade do Bronze (2500-500 a.C.). Já outros datam do início da Idade Média.

PUBLICIDADE

Veja também: Revelado sepultamento de 4.000 anos na “Ilha dos Druidas”

Dezenas de monumentos pré-históricos são encontrados na Irlanda

Vista aérea do local onde foram encontrados os monumentos pré-históricos próximo ao túmulo de passagem de Newgrange, Irlanda. | Foto: University College Dublin

O Dr. Steve Davis e uma equipe da Escola de Arqueologia da UCD usaram um sistema geofísico de imagens em grande escala para revelar os novos monumentos. A pesquisa faz parte de um projeto conjunto com a Comissão Romano-Germânica de Frankfurt (Alemanha).

“Esses métodos mudaram totalmente nossa compreensão acerca da paisagem de Brú na Bóinne nos últimos anos.”

Steve Davis
Dezenas de monumentos pré-históricos são encontrados na Irlanda 1

Dr. Steve Davis | via University College Dublin

A pesquisa fez uso de sensoriamento remoto por satélite, drones, varredura a laser aérea e geofísica em Brú na Bóinne. O complexto arqueológico está situado no condado de Meath, contendo algumas das paisagens pré-históricas mais importantes do mundo.

Dentre elas estão os grandes túmulos megalíticos de passagem de Knowth, Newgrange e Dowth, bem como cerca de 90 outros monumentos do período neolítico.


Veja também: Colar de azeviche de 4.000 anos é descoberto na Ilha de Man

A pesquisa é parte do projeto Do Boyne ao Brodgar, que está examinando conexões entre os sítios neolíticos no vale do Boyne e as ilhas Orkney.

A área examinada incluiu locais de ambos os lados do Boyne, dentro do meandro do rio Boyne, e em frente aos túmulos pré-históricos em Newgrange, Knowth e Dowth.

Newgrange

O túmulo de passagem de Newgrange data por volta de 3200 a.C.. Isso o torna mais antigo que Stonehenge e as pirâmides egípcias. Desde 1993, o local é designado como Patrimônio da Humanidade pela UNESCO.

A luz do amanhecer do solstício de inverno ilumina a câmara funerária em Newgrange. O monumento está entre as mais conhecidas tumbas de passagem em Brú na Boinne.

Dezenas de monumentos pré-históricos são encontrados na Irlanda 2

O amanhecer do solstício de inverno iluminando o túmulo de passagem de Newgrange (Brú na Bóinne). | via Stair na hÉireann


Veja também: Crannógs escoceses são mais antigos que Stonehenge

Davis trabalhou por mais de uma década em Brú na Bóinne. Ele disse que os monumentos recém-descobertos são desde “as primeiras habitações neolíticas a recintos neolíticos de madeira, bem como monumentos funerários da Idade do Bronze e algumas sedes de fazendas medievais”.

“Ainda há lacunas significativas, principalmente em nossa compreensão a respeito do assentamento, mas continuamos trabalhando para entendê-las.”

Steve Davis

Segundo Davis, os resultados das varreduras deste ano enriqueceram as descobertas realizadas no ano passado. Ele afirma que os achados reforçam a importância arqueológica de Brú na Bóinne em nível global.

O projeto Do Boyne ao Brodgar teve início há cinco anos. Quando finalizado, terá examinado mais de cinco quilômetros quadrados de paisagens arqueológicas.

Dezenas de monumentos pré-históricos são encontrados na Irlanda 3

Interior do túmulo de passagem de Newgrange (Brú na Bóinne). | via Stair na hÉireann

Newgrange no folclore medieval

Durante a Idade Média, o complexo arqueológico de Brú na Bóinne adquiriu diversos atributos conectados à mitologia irlandesa. Alguns acreditam que os monumentos de Brú na Bóinne eram a morada dos Tuatha Dé Danann, raça de seres sobrenaturais que, de acordo com a tradição, governaram a Irlanda antes da chegada dos celtas. Outras versões consideram as tumbas como sendo os montes funerários dos míticos antigos reis da Irlanda. Segundo a lenda, eles governavam toda a ilha a partir da Colina de Tara, localizada no condado de Meath.

Foto da imagem destacada: Mythical Ireland

PUBLICIDADE

Publicações relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está OK com isso, caso decida permanecer conosco. Aceitar