Ruínas de Priene. | via Hurriyet Daily News
Página inicial Mitohistória Possível Templo de Zeus encontrado na ‘Pompeia da Anatólia’

Possível Templo de Zeus encontrado na ‘Pompeia da Anatólia’

por. Thiago Marques
Publicado: Atualizado:

Uma equipe de arqueólogos encontrou um templo que pode ter sido dedicado a Zeus nas ruínas da antiga cidade de Priene, conhecida como a “Pompeia da Anatólia”. A informação é do Hurriyet Daily News.


O misterioso templo foi encontrado na porção norte do Templo de Atena da cidade histórica de Priene, localizada a 370 metros de altitude na encosta íngreme do Monte Mícale.

As escavações são coordenadas pelo Professor İbrahim Hakan Mert da Universidade de Uludağ em uma parceria com o Ministério da Cultura e Turismo da Turquia.

O pesquisador falou sobre a descoberta.

“Trata-se de um pequeno templo, com um altar em frente a ele e uma área com monumentos honoríficos ao seu redor. Nosso objetivo é determinar a função da estrutura e datá-la. Estamos curiosos sobre o resultado. Esperamos descobrir a que deus ou deusa ele pertenceu. O resultado será importante quando o descobrirmos. Existe um culto a Zeus aqui, mas um templo de Zeus ainda não foi encontrado. Este templo poderia ser a resposta”

İbrahim Hakan Mert


Veja também: Descoberto templo de Nêmesis sob um teatro antigo na Grécia

Ele acrescentou que o trabalho de restauração da cidade antiga prossegue sem a adição de nenhum elemento arquitetônico moderno, uma vez que eles pretendem trazer Priene de volta à vida.

A Pompeia da Anatólia

Priene foi uma cidade portuária no passado e é conhecida hoje como a “Pompeia da Anatólia”, devido à sua bem preservada estrutura e traçado único.

Teatro de Priene, a Pompeia da Anatólia

Teatro de Priene. | Foto: Turkish Archaeological News

Nas ruínas da cidade, além do templo dedicado a Atena, há ainda um teatro, um templo de Deméter, a ágora, o buleutério, o ginásio superior e o inferior, um templo egípcio, uma igreja bizantina e áreas residenciais.

Segundo Mert, Priene era considerada uma das cidades mais modernas do período helenístico. Suas ruas entrecruzavam-se formando porções projetadas a partir de uma certa fórmula matemática.


Veja também: Estrada Sagrada que conduz a santuário de Hécate é descoberta

Apesar de possuir um total de 5.000 de habitantes em seu apogeu, Priene atraía a atenção de importantes personalidades daquele período.

“Por exemplo, o templo de Atena e seu santuário foram concluídos em sua primeira fase com a ajuda do comandante macedônico Alexandre, o Grande. A fase final foi concluída com a ajuda do imperador romano Augusto.”

İbrahim Hakan Mert

Um artigo escrito pelo site Turkish Archaeological News afirma que o Templo de Atena foi erigido em 335 a.C. Ele também aponta as origens da cidade para o período minoico (c. 2700 – c. 1100 a.C.).

Templo de Atena na antiga cidade de Priente, a Pompeia da Anatólia

Templo de Atena em Priene. | Foto: Turkish Archaeological News

Fonte da imagem destacada: Hurriyet Daily News

Deixe um comentário

Publicações relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está OK com isso, caso decida permanecer conosco. Aceitar