O Ministério de Antiguidades do Egito anunciou que arqueólogos marítimos descobriram os restos de um templo e tesouros na antiga cidade submersa de Heracleion. A informação é da Newsweek.
Enquanto mergulhavam na antiga cidade submersa de Heracleion (nomeada em homenagem a Hércules, cuja lenda alegou ter ele passado por lá), localizada próximo à costa do Delta do Nilo, a equipe de arqueólogos descobriu os restos de um templo, docas e barcos contendo tesouros antigos como moedas e joias.
O Ministério de Antiguidades do Egito informou que pesquisadores egípcios e europeus passaram dois meses sondando os restos de Heracleion e Canopo próximo à costa do delta do Nilo. Eles usaram um sofisticado dispositivo de escaneamento para descobrir novas partes dos antigos assentamentos.
Veja também: Fortaleza do Antigo Egito é descoberta no Sinai do Norte
As circunstâncias que envolvem a descoberta deste importante centro comercial antigo situado a 32 km de Alexandria são curiosas. No ano 2000, um arqueólogo subaquático “em busca de navios de guerra franceses” deparou-se com a cidade submersa e seus muitos tesouros perdidos. Pesquisadores passaram quatro anos mapeando a cidade, conhecida como Thonis no Egito, segundo a página do pesquisador-chefe Franck Goddio. Desde então, numerosas expedições retornaram ali para descobrir seus segredos.
A última temporada de levantamentos arqueológicos revelou uma nova parte do templo principal da cidade, que foi completamente destruído. Os cientistas descobriram os restos de um pequeno templo grego, bem como colunas antigas, cerâmica dos séculos IV e III a.C.; e moedas de bronze do reinado de Ptolomeu II (283 a 246 a.C.).
Veja também: Descoberto palácio que pertenceu ao faraó Ramsés II
A equipe também encontrou alguns novos portos, estendendo o mapa que detêm da cidade. Os arqueólogos ampliaram igualmente seu mapa de Canopo, outro assentamento submerso perto de Heracleion. Eles encontraram os restos de várias edificações, expandindo a cidade em torno de um quilômetro.
A equipe, que planeja publicar algumas de suas descobertas em revistas acadêmicas, encontrou moedas de ouro e bronze, além de joias, incluindo anéis e brincos encontrados em Canopo. Eles acreditam que os artefatos datam da dinastia ptolomaica (305 a 30 a.C.) até a época do Império Bizantino, que começou em 330 d.C.
Possíveis causas do afundamento de Heracleion
Os cientistas ainda tentam responder o que fez com que a cidade fosse coberta pelas águas quase 1.000 anos após a sua construção. A teoria mais comum é a de que a subida gradual do nível do mar, além do súbito colapso dos sedimentos instáveis da cidade, provocaram seu afundamento.
Um artigo de 2013 no The Guardian explica que, após uma inundação severa, a ilha central, que já estava cedendo sob o peso dos principais edifícios do templo, finalmente sucumbiu à “liquefação” no século II a.C. Basicamente, o solo argiloso transformou-se em líquido em poucos instantes e toda a cidade foi engolida pelo mar.
Outras fontes consultadas: Ancient Origins