A banda polonesa de folk eslavo, Łysa Góra, lançou o videoclipe de sua versão para a canção tradicional bielorrussa Kupalinka.
A música é uma versão folk metal diferente daquela que aparece no álbum mais recente da banda, Oj Dolo, gravado de forma acústica. O clipe antecipa o próximo (e quarto) trabalho dos poloneses, que será voltado ao folk metal, ainda sem previsão de lançamento.
Kupalinka fala de uma garota que colhe rosas no jardim para confeccionar uma coroa de flores. Mais especificamente, as letras se referem ao festival pagão dedicado à deusa eslav da água e da fertilidade, Kupala — Kupalo em sua versão masculina, deus do Sol — (cristianizado como Ivan-Kupala ou festa de São João Batista). O ritual é celebrado do início da noite do dia 6 até o início da noite de 7 de julho do calendário juliano, durante o solstício de verão.
Na ocasião, os jovens acendem grandes fogueiras nas margens dos rios, lagos e saltam sobre as chamas. A celebração é uma símbolo da juventude e da saúde.
As coroas de flores feitas pelas garotas são depositadas nas águas dos rios. Se uma coroa flutuar para longe, isso significa que a jovem irá se casar. Caso ela retorne à margem, então o casamento não acontecerá. Se ela afundar, é um sinal de que a garota adoecerá.
Veja também: Łysa Góra lança álbum acústico de música folk eslava
Durante a noite de festividades, as pessoas entravam na mata para procurar por paparats-kvetka (flor de samambaia). Seu florescimento ocorre por um curto período do tempo no solstício de verão. É dito que um homem que encontrasse uma flor de samambaia conseguiria entender a linguagem dos pássaros e dos animais, encontrar todos os tesouros escondidos e ter acesso a todos os segredos da terra.
Links
| Website | Facebook | YouTube |
| Instagram | Spotify |