Estátua de Ramsés II em Abul-Simbel
Página inicial Mitohistória Descoberto palácio que pertenceu ao faraó Ramsés II

Descoberto palácio que pertenceu ao faraó Ramsés II

por. Thiago Marques
Publicado: Atualizado: 0 comentário 5 minutos de leitura

Palácio que pertenceu ao faraó Ramsés II foi descoberto na milenar cidade de Abidos, situada na província de Sohag, Egito. A informação é do Ahram Online.

A descoberta foi realizada durante escavações no templo real do faraó da XIX dinastia, Ramsés II (ou Ramsés, o Grande). O palácio foi encontrado no interior do templo por uma equipe da Universidade de Nova Iorque, dirigida por Sameh Iskander.

Abidos é um locais de maior significância para o a história do Antigo Egito. Localizada à margem oeste do Rio Nilo, a cidade era considerada um importante centro religioso, especialmente para os cultos rendidos a Osíris. Muitos faraós de períodos anteriores foram enterrados em uma necrópole próxima ao sítio arqueológico. A equipe de pesquisadores acreditava que a área havia sido inteiramente mapeada anteriormente. Por este motivo, ficaram muito surpresos com a descoberta.

Mostafa Waziri, secretário-geral do Conselho Supremo de Antiguidades do Egito, falou ao Ahram Online que o palácio

“(…) é um importante achado que irá modificar, pela primeira vez, a planta baixa do templo mais de 160 anos desde a sua descoberta. É uma contribuição importante para a nossa compreensão sobre o desenvolvimento dos palácios do templo durante o período de Ramsés II.”

Mostafa Waziri
PUBLICIDADE

Veja também: Fortaleza do Antigo Egito é descoberta no Sinai do Norte

O traçado do palácio é notavelmente semelhante ao do pai de Ramsés II. O palácio do templo de Seti I está situado cerca de 300 metros ao sul do local. De fato, não é incomum encontrar palácios reais construídos junto a templos, como é o caso do templo funerário de Ramsés III em Luxor.

Vestígios do palácio descoberto | Foto: Conselho Supremo de Antiguidades do Egito via Ahram Online | Descoberto palácio que pertenceu a Ramsés, o Grande

Restos do palácio descoberto | Foto: Conselho Supremo de Antiguidades do Egito | via Ahram Online

A professora, Joann Fletcher, também falou sobre a importância da descoberta.

“A nova descoberta certamente enfatizará a maneira como Ramsés II, assim como Seti, via Abidos como a origem do poder real. Seus predecessores, enterrados cerca de dois mil anos antes, ainda estavam sendo venerados ali. O fato de que Ramsés II ordenou a construção de um palácio em Abidos também revela que ele não apenas desejava um novo templo no local. Ele estava passando bastante tempo por lá, justificando a construção de tal acomodação.

 

A descoberta equilibra o papel de Abidos entre o de puramente um cemitério com o de um templo. Encontrar uma edificação na qual as pessoas viviam suas vidas é sempre fascinante.”

Joann Fletcher

O palácio do faraó Ramsés II

Sameh Iskander disse que a equipe se deparou acidentalmente com uma passarela de pedra em uma das entradas do templo. A descoberta casual se deu durante os trabalhos para recuperar os elementos arquitetônicos ao sul da construção.

A passarela conduziu diretamente a uma das entradas de um edifício do palácio. Ayman Ashmawi, chefe do Departamento de Antiguidades Egípcias Antigas, declarou que as inscrições da fundação do templo apresentam uma representação extremamente rara dos cartuchos* de Ramsés II.


Veja também: Encontrado piso em mosaico romano bem conservado em Alexandria

Elas aparecem nos quatro cantos do templo, mostrando os nomes de nascimento e de realeza de Ramsés II pintados em uma cor dourada. Eles estão sobrepostos por penas duplas com um disco solar no meio e, abaixo deles, um sinal decorativo em ouro.

Ele explicou que as paredes foram construídas com calcário e tijolos de barro e os pisos também são de calcário. O segundo salão do templo tem uma base de coluna de arenito e vergas com inscrições do faraó. Outros fragmentos decorados com estrelas também foram encontrados.

O cartucho do faraó Ramsés II. Foto: Conselho Supremo de Antiguidades do Egito | via Ahram Online | Descoberto palácio que pertenceu a Ramsés, o Grande

O cartucho do faraó Ramsés II. | Foto: Conselho Supremo de Antiguidades do Egito | via Ahram Online

Ramsés II

Ramsés, o Grande governou aproximadamente entre 1270 e 1213 a.C. É considerado um dos governantes mais importantes do Antigo Egito e conduziu diversas campanhas militares bem-sucedidas. Foi responsável pela construção de diversos templos, como o complexo do Ramesseum na Necrópole de Tebas. Em numerosos monumentos deixou cartuchos como os encontrados em Abidos.

*Cartuchos (do francês “cartouches”) são símbolos de formato oblongo que denotam a realeza de alguém. Receberam esse nome dos soldados de Napoleão Bonaparte durante a campanha do Egito. Eles os acharam semelhantes aos cartuchos da suas balas.

Outras fontes consultadas: Newsweek

PUBLICIDADE

Publicações relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está OK com isso, caso decida permanecer conosco. Aceitar