Debra Bernier é uma escultora canadense que produz arte a partir de materiais encontrados na natureza, como troncos carregados pelas águas e conchas.
A artista vive com sua família na Ilha de Vancouver, Canadá. Ali, ela entra em contato direto com o lado selvagem e gentil da natureza, sua fonte de inspiração e matéria-prima. Ela enxerga cada peça de madeira encontrada como uma obra de arte, criada pelas mãos da Mãe Natureza.
Segundo Debra, a terra, o oceano e até mesmo a lua, com seus efeitos sobre as marés, desempenham um papel na modelagem da madeira que flutua sobre as águas. Por essa razão, a escultora considera-se apenas uma cocriadora de suas obras, bem como uma contadora de histórias.
Através de seu trabalho, ela busca revelar com sua arte o passado oculto e o espírito da madeira. Assim, ela espera pôr em evidência a unidade dos seres humanos com a natureza.
Veja também: Magos e celtas na arte de Dean Morrissey
Morar na Ilha de Vancouver significa que Debra tem um suprimento infinito de troncos carregados pelo mar para trabalhar: sua matéria-prima favorita. Como os ossos de árvores do passado, a madeira é primeiro esculpida pela árvore e pela terra. O trabalho tem prosseguimento com a ação do oceano e, então, pelas mãos da artista.
Ela tem a esperança de que o seu trabalho inspire outros a se questionarem sobre as grandes histórias escondidas nas pequenas coisas.
Galeria
Fontes das imagens: Debra Bernier | Bored Panda