A banda de folk nórdico Byrdi lançou um novo álbum, intitulado Byrjing.
Traduzido como “início ou ponto de partida”, Byrjing é o terceiro álbum do grupo norueguês fundado em 2012 por Nash Rothanburg e Jørn Øyhus (Nordein), na antiga cidade de Hov. Em 2014, a dupla lançou seu primeiro álbum, Eventyr. Posteriormente, juntou-se a eles o cantor e compositor Andreas Paulsen, para o segundo álbum, Ansur: Urkraft, que foi lançado em 2017.
Jørn Øyhus não está mais na banda, mas a harpista Gulia Wyrd-Svartskog se juntou ao Byrdi, já deixando sua contribuição no novo álbum.
Veja também: Eldrim revela novo single: ‘Tru’
Byrjing conta com 8 faixas e vários músicos convidados, como Kjell Braaten — que colaborou com muitos artistas renomados da Noruega, como Wardruna e Agðir — bem como Mathias Gyllengahm (Utmarken, Norrsinnt).
O álbum conta a narrativa mitológica do Ragnarok e seu subsequente novo começo: o amanhecer de um novo ciclo sobre as cinzas do mundo queimado.
“O enredo é mitológico e pessoal, refletindo grandes mudanças em nossas vidas pessoais e serve como uma ponte entre o mundo real e o mundo da informação mitológica. Algumas coisas chegam ao fim e, com isso, dão origem a outras.”
Byrjing está disponível em digipak-CD e em formatos digitais.
Formação
- Nash Rothanburg (vocal, berimbau de boca, neverlur)
- Andreas Paulsen (vocal, violão)
- Giulia Wyrd-Svartskog (harpa)
Músicos convidados
- Kjell Braaten (percussão, bateria)
- Mathias Gyllengahm (nyckelharpa)
- Trygve Ramnefell (flautas, vocais)
- Mattis Løvbrøtte Elvestuen (mellotron)
- Bergegerda Mannskor (coro)
Links
Facebook | Instagram | Spotify | Bandcamp