A cabeça de uma escultura de mármore, que os arqueólogos acreditam ser do deus Dionísio, foi encontrada próximo ao Fórum Romano. A informação é do The Local.
Estima-se que o busto de mármore tenha 2.000 anos de idade. A descoberta foi realizada na última quinta-feira (23), no coração da cidade, junto ao Fórum Romano. A cabeça da estátua havia sido reutilizada na estrutura de uma muralha medieval. Felizmente, no entanto, ela se encontra em excelentes condições de acordo com especialistas.
Os olhos da escultura são ocos. Isso indica que, provavelmente, eram preenchidos por vidro ou pedras preciosas. Acredita-se que a cabeça pertencia a uma grande estátua do deus, esculpida no período imperial.
Veja também: Inscrição do século III dedicada a Dionísio encontrada na Bulgária
Segundo um comunicado oficial do Parque Arqueológico do Coliseu, que inclui o Fórum Romano,
“Os arqueólogos estavam escavando uma muralha medieval quando avistaram, escondida na terra, uma cabeça de mármore branco. Ela foi inserida na muralha e reciclada como material de construção, como acontecia com frequência no período medieval. Ao ser extraída do chão, revelou toda a sua beleza.”
Veja também: Arqueólogos podem ter descoberto local do túmulo do fundador de Roma
O comunicado prosseguiu com a descrição da escultura.
“O rosto é refinado e gracioso, jovem e feminino. Tudo isso nos faz pensar que poderia ser uma representação de Dionísio”.
A cabeça de mármore passará por um processo de limpeza antes de ser posta em exposição.