Um templo dedicado à deusa Nêmesis foi descoberto sob os restos de um teatro antigo em Lesbos, Grécia. A informação é da Agência AMNA.
Os vestígios do templo foram encontrados no parodos sul do antigo teatro de Mitilene, cidade capital da ilha grega de Lesbos. “Parodos” é o nome dado a certas entradas dos antigos teatros gregos, pelas quais atores ou coros acessavam, respectivamente, o palco ou a orquestra. O achado encontrava-se sob diversas camadas de plintos de pedra.
As datações indicaram que o teatro passou por duas fases de construção. A primeira, no período helenístico (século III a.C.) e a outra durante o período romano (século I d.C.). O templo de Nêmesis descoberto foi construído no século I d.C. Sua identificação foi possível graças a um altar de pedra destinado a oferendas, bem como diversas inscrições dedicatórias à deusa feitas por sacerdotes e personalidades proeminentes.
O chefe da escavação, Pavlos Triantafyllidis, disse que não é por acaso que existe um santuário de Nêmesis no parodos sul do teatro. Uma arena para gladiadores havia sido construída na orquestra do teatro durante o período romano.
“Como as competições deveriam ser encerraradas com o cumprimento da justiça e a concessão da vitória ao melhor gladiador, a existência de um templo dedicado a Nêmesis era obrigatória.”
Veja também: Estatuetas de artistas da Grécia Antiga escavadas na atual Turquia
As escavações na área prosseguem com a contribuição da Escola de Engenharia Civil da Universidade de Bari, na Itália. As duas fases da construção do teatro foram identificadas pelos professores Georgio Rocco e Monic Livadiotti.
Diazoma, uma organização promotora dos teatros gregos antigos, citou Plutarco ao afirmar que o teatro era tão importante na Antiguidade que Pompeu copiou seu projeto para construir um parecido em Roma, em 55 a.C. Este último viria a se tornar um modelo para construções subsequentes.
O teatro comportava mais de 10.000 espectadores. Infelizmente, muito pouco foi preservado das fases anteriores em decorrência da erosão do solo. A remoção de material para utilização no Castelo de Mitilene na Idade Média contribuiu similarmente para a sua deterioração.
Nêmesis
Nêmesis é a deusa da mitologia grega que representa a vingança divina, especialmente contra aqueles que, de forma tola, cometiam atos de desmesura ou arrogância contra os deuses. Ela exigia retribuição contra aqueles que sucumbiam à húbris, o pecado descrito como orgulho extremo e excesso de confiança.
Seu nome está relacionado com a palavra grega némein, que significa “dar aquilo que é devido”.
Os romanos a chamavam pelo mesmo nome ou ainda por Invidia (Inveja) ou Rivalitas (Rivalidade). É costumeiramente retratada como uma deusa alada empunhando uma espada, uma balança, chicote, rédea ou ramo de macieira.
A banda folk grega Daemonia Nymphe compôs uma música em sua homenagem utilizando reconstruções de instrumentos grego antigos. Confira!