(E) Nêmesis, por Alfred Rethel (1837). (D) O antigo teatro de Mitilene | via Greek Reporter
Página inicial Mitohistória Descoberto templo de Nêmesis sob um teatro antigo na Grécia

Descoberto templo de Nêmesis sob um teatro antigo na Grécia

por. Thiago Marques
Publicado: Atualizado: 0 comentários 2 minutos de leitura

Um templo dedicado à deusa Nêmesis foi descoberto sob os restos de um teatro antigo em Lesbos, Grécia. A informação é da Agência AMNA.


Os vestígios do templo foram encontrados no parodos sul do antigo teatro de Mitilene, cidade capital da ilha grega de Lesbos. “Parodos” é o nome dado a certas entradas dos antigos teatros gregos, pelas quais atores ou coros acessavam, respectivamente, o palco ou a orquestra. O achado encontrava-se sob diversas camadas de plintos de pedra.

Descoberto templo de Nêmesis sob um teatro antigo na Grécia

Fotografia dos trabalhos de escavação | Foto: ANA-MPA

As datações indicaram que o teatro passou por duas fases de construção. A primeira, no período helenístico (século III a.C.) e a outra durante o período romano (século I d.C.). O templo de Nêmesis descoberto foi construído no século I d.C. Sua identificação foi possível graças a um altar de pedra destinado a oferendas, bem como diversas inscrições dedicatórias à deusa feitas por sacerdotes e personalidades proeminentes.

O chefe da escavação, Pavlos Triantafyllidis, disse que não é por acaso que existe um santuário de Nêmesis no parodos sul do teatro. Uma arena para gladiadores havia sido construída na orquestra do teatro durante o período romano.

“Como as competições deveriam ser encerraradas com o cumprimento da justiça e a concessão da vitória ao melhor gladiador, a existência de um templo dedicado a Nêmesis era obrigatória.”

Pavlos Triantafyllidis
PUBLICIDADE

Veja também: Estatuetas de artistas da Grécia Antiga escavadas na atual Turquia

As escavações na área prosseguem com a contribuição da Escola de Engenharia Civil da Universidade de Bari, na Itália. As duas fases da construção do teatro foram identificadas pelos professores Georgio Rocco e Monic Livadiotti.

Diazoma, uma organização promotora dos teatros gregos antigos, citou Plutarco ao afirmar que o teatro era tão importante na Antiguidade que Pompeu copiou seu projeto para construir um parecido em Roma, em 55 a.C. Este último viria a se tornar um modelo para construções subsequentes.

Descoberto templo de Nêmesis sob um teatro antigo na Grécia 1

O antigo teatro de Mitilene | Foto: Diazoma

O teatro comportava mais de 10.000 espectadores. Infelizmente, muito pouco foi preservado das fases anteriores em decorrência da erosão do solo. A remoção de material para utilização no Castelo de Mitilene na Idade Média contribuiu similarmente para a sua deterioração.

Nêmesis

Nêmesis é a deusa da mitologia grega que representa a vingança divina, especialmente contra aqueles que, de forma tola, cometiam atos de desmesura ou arrogância contra os deuses. Ela exigia retribuição contra aqueles que sucumbiam à húbris, o pecado descrito como orgulho extremo e excesso de confiança.

Seu nome está relacionado com a palavra grega némein, que significa “dar aquilo que é devido”.

Os romanos a chamavam pelo mesmo nome ou ainda por Invidia (Inveja) ou Rivalitas (Rivalidade). É costumeiramente retratada como uma deusa alada empunhando uma espada, uma balança, chicote, rédea ou ramo de macieira.

A banda folk grega Daemonia Nymphe compôs uma música em sua homenagem utilizando reconstruções de instrumentos grego antigos. Confira!

PUBLICIDADE

Deixe um comentário

Publicações relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está OK com isso, caso decida permanecer conosco. Aceitar