A Editora Martin Claret lançou na sexta-feira (15) uma edição especial do poema épico Eneida, escrito por Virgílio no século I a.C. O poema foi encomendado pelo Imperador Augusto para enaltecer o Império Romano.
Virgílio nasceu em 70 a.C. e morreu em 19 a.C. Sua obra clássica tornou-se referência para a formação dos jovens no Império Romano, além de ter inspirado poetas ao longo dos séculos no Ocidente. A epopeia só foi divulgada postumamente, pois Virgílio não queria que fosse publicada.
Para a composição da Eneida, Virgílio fez uso do sistema métrico hexâmetro datílico. Nesse esquema, cada verso possui seis grupos com três sílabas, sendo duas breves e uma longa (referente à duração fônica). Tal esquema rítmico possibilitava que o poema épico fosse lido em voz alta com uma sonoridade harmônica e bem articulada.
Sinopse
A “Eneida”, grande poema épico da Antiguidade Clássica Latina, do século I a. C., foi escrito pelo poeta latino Virgílio, tendo por tema a paz e a conciliação, que desde logo já aparecia como a glorificação de Roma, da sua missão civilizadora. Por meio de vários mitos, Virgílio narra, nessa epopeia, a história lendária da fundação da cidade de Roma pelo herói troiano Eneias. O poema narra a saga e as desventuras desse herói que conseguiu chegar à terra italiana, como fundador de grandes cidades, mas, acima de tudo, como o fundador lendário de Roma, imprimindo à obra “Eneida”, por meio de seu caráter e valor épico, a expressão máxima da cultura romana.
Veja também: Contos de Fadas em Suas Versões Originais | Lançamento
A nova edição
A nova edição foi traduzida por Manuel Odorico Mendes. São 360 páginas em formato capa dura. O livro custa R$69,90. Confira as imagens da capa e do verso da capa:
Onde comprar: Amazon