Siege | David Demaret | Mythic Games
Página inicial Mitohistória Encontrada bola de pedra atirada por trébuchet contra castelo medieval

Encontrada bola de pedra atirada por trébuchet contra castelo medieval

por. Thiago Marques
Publicado: Atualizado: 0 comentários 4 minutos de leitura

Uma equipe de arqueólogos encontrou uma grande bola de pedra que acredita-se ter sido arremessada por um trébuchet (trabuco) durante o cerco a um castelo medieval. A informação é da BBC.


O projétil foi encontrado durante escavações no Castelo de Hay, localizado no condado de Powys, País de Gales. Medindo 29 centímetros de diâmetro e pesando 28,5 quilos, a bola de pedra foi encontrada a uma profundidade de 40 cm na ala leste do castelo.

Acredita-se que tenha sido atirada por um trabuco, um tipo de catapulta introduzido nas Ilhas Britânicas em 1217.

Encontrada bola de pedra atirada por trébuchet contra castelo medieval

A bola de pedra possivelmente atirada por um trébuchet contra o castelo medieval de Hay. | Hay Castle Trust

De acordo com a entidade Hay Castle Trust, dedicada à preservação do castelo, há registros de vários cercos no Castelo de Hay durante o século XIII. É possível que a pedra remonte à Segunda Guerra dos Barões (1264 a 1267), que opôs diversos barões, liderados por Simão de Montfort, ao Rei Henrique III da Inglaterra.

PUBLICIDADE

Veja também: Elmo medieval é encontrado na Bielorrússia

Chris Caple, ex-professor associado de arqueologia da Universidade de Durham, disse que os trabucos não eram “fáceis de construir”.

“Isso significa que eles geralmente indicam [tratar-se de] forças do rei ou aquelas de um lorde muito rico.”

Chris Caple

Projéteis semelhantes foram encontradas no Castelo de Dryslwyn em Carmarthenshire, também no País de Gales.

As bolas de pedra eram deliberadamente criadas com tamanho e peso uniformes para serem direcionadas ao alvo com maior precisão. Além de munições como essa, os atacantes também costumavam usar animais mortos, corpos humanos, excremento e objetos em chamas.

Encontrada bola de pedra atirada por trébuchet contra castelo medieval

Um trébuchet (trabuco). | Hay Castle Trust

Trébuchet

Considerado um tipo de catapulta, essa arma de cerco também é conhecida como trabuco de contrapeso. O nome se deve ao fato de utilizar um contrapeso para arremessar os projéteis a partir da ação da gravidade, ao passo em que a maioria das catapultas faz uso da tensão. Era o caso dos trabucos mais antigos, originados no século IV a.C., na China.

Acredita-se que o trabuco de contrapeso seja uma invenção do escritor muçulmano e especialista em assuntos militares Mardi bin Ali al-Tarsusi, no século XII. Os trabucos sofreriam algumas alterações e seriam utilizados em combates até 1521.

Naquele ano, Hernán Cortés fez uso da arma no ataque à capital asteca de Tenochtitlán. Àquela altura, com o advento da pólvora, o trabuco havia perdido o lugar para os canhões.


Veja também: Encontrada espada do século XIV em rua na Dinamarca

O registro mais famoso de seu uso vem do cerco ao Castelo de Stirling em 1304. O exército do Rei Eduardo I da Inglaterra construiu um trabuco gigante chamado de Warwolf (lobo de guerra). A arma foi utilizada para demolir uma seção da muralha do castelo, o que garantiu o êxito do cerco.

A cena foi reproduzida no filme Legítimo Rei de Douglas Mackenzie, que conta a história do rei escocês Robert the Bruce.

Confira!

Fonte da imagem destacada: David Demaret

PUBLICIDADE

Deixe um comentário

Publicações relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está OK com isso, caso decida permanecer conosco. Aceitar