Arqueólogos encontraram partes de uma carruagem celta da Idade do Ferro e outros artefatos no País de Gales. A informação é da BBC.
A descoberta original aconteceu em fevereiro de 2018 em Pembrokeshire, sudoeste do País de Gales. O responsável pelo achado foi Mike Smith, um entusiasta por detecção de metais. Ele encontrou objetos decorativos no local, dentre eles, algo que pensou ser um broche, mas que seria revelado como parte dos arreios de um cavalo.
No dia seguinte, Smith escavou alguns centímetros no solo e encontrou outros itens de bronze, além de peças decorativas ainda brilhando com esmalte vermelho vivo.
A investigação inicial ocorreu em junho de 2018, por arqueólogos do Museu Nacional de Gales e do Dyfed Archaeological Trust. Uma nova escavação foi realizada em março e abril de 2019 em virtude de suspeitas da existência de outros artefatos no local.
Durante as escavações, foram recuperados duas rodas de ferro, artefatos de bronze e uma espada de ferro enterrados com a carruagem. As partes da carruagem encontram-se atualmente sob os cuidados do museu. Estima-se que os objetos tenham cerca de 2.500 anos.
Veja também: Descobertos caixões romanos com ornamentação celta na Inglaterra
Adam Gwilt, curador chefe de arqueologia pré-histórica do Museu Nacionald de Gales, disse que:
“É o primeiro enterro de carruagens a ser encontrado não apenas no País de Gales, mas no sul da Grã-Bretanha.”
As carruagens eram utilizadas como veículos de guerra, mas também como elementos cerimoniais. Serviam para demonstrar o poder e a identidade de seus proprietários. Foram, igualmente, elementos importantes da identidade cultural das comunidades tribais do final da Idade do Ferro na Grã-Bretanha. São comparáveis às bigas romanas, embora estas não tenham sido utilizadas em combate.
Normalmente, achados do tipo são realizados no noroeste da Inglaterra. A descoberta revela uma possível prática cultural em comum no período entre os celtas do País de Gales e os do norte da Grã-Bretanha.
“Embora ainda saibamos pouco sobre seu dono, essas peças de carruagem provavelmente pertenciam a um homem ou mulher com posição relevante dentro de sua tribo ou comunidade.”
Veja também: Encontrados fragmentos de pergaminho sobre Merlim na Inglaterra
Enterros de carruagens
Indivíduos de status elevado eram enterrados juntamente com suas carruagens, frequentemente acompanhados por seus cavalos e outros pertences. Durante as escavações, foi encontrado o dente de um cavalo jovem, o que indica que o animal tenha sido enterrado junto com a carruagem.