Uma equipe de arqueólogos espanhóis encontrou uma espada da Idade do Bronze, de cerca de 3.200 anos, na turística ilha de Maiorca, Espanha. A informação é do Ananova.
A arma, que data da Idade do Bronze tardia, foi descoberta no sítio arqueológico do Talaiot del Serral de ses Abelles, localizado no município de Puigpunyent, em Maiorca. A ilha é a maior dentre as que compõem o arquipélago espanhol das Baleares.
Os arqueólogos responsáveis pelas escavações, Jaume Deya e Pablo Galera, consideraram a descoberta “uma enorme surpresa” e acrescentaram que foi a primeira espada histórica encontrada no local.
Acredita-se que a arma tenha sido forjada por volta de 1.200 a.C., tendo sido enterrada mais tarde como uma oferenda. Isso ocorreu após o monumento ter sido deixado de ser utilizado, durante a decadência da civilização talaiótica, após 600 a.C. Presume-se que a espada pertença a uma família aristocrática da cultura talaiótica, mas Deya disse que eles ainda estão estudando o artefato.
Veja também: Descoberta na Espanha maior construção dos tempos dos iberos
“Esta é a primeira espada encontrada no sítio arqueológico e agora poderemos estudar sua origem e valor simbólico.”
Os talaiots, às vezes grafados como talayots, são megálitos da Idade do Bronze nas ilhas de Menorca e Maiorca que fazem parte da cultura talaiótica, existente nas Ilhas Baleares entre 1000 a.C. e 600 a.C. Os talaiots possuíam formato de torres circulares ou quadradas e eram edificações destinadas a cultos públicos, de acordo com especialistas.

Talayot (ou talaiot) quadrado de Maiorca. | via Wikimedia Commons
Deya disse que dez espadas semelhantes foram encontradas nas Ilhas Baleares. No entanto, todas elas foram descobertas por construtores e agricultores, de forma que os pesquisadores, por desconhecerem onde e como foram encontradas, não puderam estudar adequadamente os artefatos.
O arqueólogo disse que encontrou a espada de 3.200 anos por acidente enquanto preparava-se para abrir o local como um museu arqueológico.
Veja também: Tumbas de 25 aristocratas iberos são encontradas na Espanha
“Foi uma grande surpresa. Não esperávamos encontrar nada assim porque a área já havia sido escavada.”
Dois terços do sítio arqueológico do Talaiot del Serral de ses Abelles foram escavados originalmente na década de 1950 pelo historiador Guillem Rossello Bordoy.