Os vikings deixaram sua marca permanente na população da Irlanda. | Foto: Getty Images
Página inicial Mitohistória População da Irlanda entrou em declínio antes da chegada dos vikings

População da Irlanda entrou em declínio antes da chegada dos vikings

por. Thiago Marques
Publicado: Atualizado: 2 comentários 6 minutos de leitura

Os  resultados de uma nova pesquisa sugerem que a população da Irlanda havia entrado em um “sério declínio” antes da chegada dos vikings. A informação é do The Irish Times.


Anteriormente, acreditava-se que a população irlandesa havia experimentando um crescimento populacional constante até o período da Grande Fome (1845–1849). No entanto, novas estimativas mostram um declínio populacional quase 200 anos antes da chegada dos vikings na Irlanda. Os nórdicos se instalaram na ilha a partir do século IX, deixando sua marca permanente na população da ilha.

Pesquisadores da Queen’s University Belfast (QUB) utilizaram “rigorosos algorítimos” de ciência de dados para analisar um banco de dados de sítios arqueológicos descobertos entre o final da década de 1990 e os anos 2000.

População da Irlanda entrou em declínio antes da chegada dos vikings 1

Torre redonda celta de defesa em Clonmachois, Irlanda. Os vikings utilizavam o rio Shannon para atacar monastérios no século IX. | Foto: Getty Images | via Whatsnew2day.com

Foram examinadas as leituras de radiocarbono presentes nos relatórios de escavações nos sítios arqueológicos. Essas leituras foram relacionadas ao nível de atividade humana durante o início do período medieval na Irlanda.


Veja também: Salão de beber dos vikings é encontrado em ilha na Escócia

O Dr. Rowan McLaughlin, pesquisador da QUB, disse que, com base nessas leituras, a população da Irlanda parece ter entrado em um declínio inexplicável por volta do ano 700 d.C.

“Milhões de pessoas viveram na Irlanda durante a pré-história e o início do período cristão. Por volta do ano 700, a população na Irlanda entrou misteriosamente em declínio, talvez por causa de guerra, fome, peste ou agitação política. No entanto, não houve uma causa única ou um evento isolado, pois o declínio foi um processo gradual.

 

Os vikings se estabeleceram na Irlanda no século X, durante a fase de declínio e apesar de serem poucos em número, tiveram mais sucesso do que os ‘nativos’ em expandir sua população. Atualmente, evidências genéticas sugerem que muitos irlandeses possuem sangue viking. Este grande banco de dados forneceu uma perspectiva completamente nova sobre o passado que nós simplesmente não conseguiríamos obter de outro modo.”

Rowan McLaughlin
PUBLICIDADE

Veja também: Centenas de artefatos dos vikings descobertos na Rússia

População da Irlanda entrou em declínio antes da chegada dos vikings 2

A chegada dos vikings na Irlanda. | Ilustração: Harry Payne | via Getty Images

Emma Hannah, autora principal do artigo, disse que o método utilizado na pesquisa possibilitaria aos cientistas compreenderem melhor aquela época.

“Muitas vezes, na arqueologia, focamos em interpretar as evidências de um único sítio arqueológico. Porém, analisar grandes volumes de dados dessa maneira nos permite pensar no longo prazo. Agora que conhecemos essas tendências gerais, podemos entender melhor os detalhes da vida cotidiana.

 

Foi surpreendente, porque a narrativa popular é a de que houve um aumento na intensidade da atividade agrícola durante o período. Mas, quando olhamos para as leituras, elas mostram uma desaceleração da atividade agrícola.”

Emma Hannah

Veja também: Colônia viking no Canadá pode ter durado mais que o imaginado

População da Irlanda entrou em declínio antes da chegada dos vikings 3

Moeda dos vikings cunhada na Irlanda. | Foto: Alamy | via Pinterest

Hannah pretende dar prosseguimento à pesquisa durante seu doutorado. Ela examinará um subconjunto de dados, verificando como se desenvolveu e evoluiu o artesanato no mesmo período estudado.

“Analisarei as  atividades artesanais, como a metalurgia do ferro, a metalurgia fina e a produção têxtil. Há uma percepção de que, por volta do ano 900, quando as cidades vikings se estabeleceram e obtiveram sucesso, o trabalho artesanal nas áreas rurais e cotidianas migrou para essas áreas urbanas.

 

Eu estou tentando determinar o quanto isso verdadeiro e enxergar como a produção artesanal como um todo se relaciona com o urbanismo viking.”

Emma Hannah

A pesquisa foi publicada no Journal of Archaeological Science.

Vikings na Irlanda

A história dos vikings da Irlanda é marcada por uma série de controvérsias historiográficas.

Os nórdicos aportaram na Irlanda pela primeira já no final do século VIII, no raiar da Era Viking. Muitos inclusive creditam a fundação da atual capital Dublin aos nórdicos, conhecida por eles como Dyflin. No entanto, outros afirmam que havia ali um assentamento eclesiástico denominado Duibhlinn, de onde viria o nome adotado pelos conquistadores.

População da Irlanda entrou em declínio antes da chegada dos vikings 4

Ivar, o Desossado | via Ancient Pages

Dentre os líderes vikings que fizeram história na ilha está um certo Ímar, que é controvertidamente identificado com Ivar, o Desossado, filho mais novo do lendário Rei Ragnarr Loðbrók, e de Aslaug. Ímar foi conhecido como rei de Dublin e morreu ali em torno do ano 873.


Veja também: Encontrados dois enterros de navios vikings na Suécia

O início do século X na Irlanda foi caracterizado pela forte redução da atividade dos vikings, marcadas por alianças e confrontos com irlandeses, bem como com outras facções nórdicas. Em 902, eles foram temporariamente expulsos da ilha, retornando em 914.

O final da influência viking na Irlanda é marcado oficialmente pela Batalha de Clontarf (1014), vencida pelo Rei Brian Boru e seu filho e herdeiro, Murchad mac Briain. Eles venceram uma força combinada de nórdicos e irlandeses, porém Brian Boru perdeu a vida no combate.

População da Irlanda entrou em declínio antes da chegada dos vikings 5

Batalha de Clontarf | Hugh Frazer | via Wikimedia Commons

PUBLICIDADE

Publicações relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está OK com isso, caso decida permanecer conosco. Aceitar