A banda de folk nórdico experimental Heilung anunciou nesta quarta (3) o próximo álbum da banda, Futha. E, para marcar a novidade, resolveram divulgar uma música que integrará o disco, Norupo.
Norupo é baseada no poema conhecido como o Poema rúnico norueguês. O poema foi preservado em uma cópia do século XVII de um manuscrito perdido do século XIII. O Poema rúnico norueguês fornece uma descrição completa de todas as dezesseis runas do alfabeto Futhark recente, também conhecido como as “runas vikings”. As runas são a fundação da arte do álbum.
A banda considera que o primeiro álbum, Ofnir, é mais masculino. O visual, a sonoridade e mesmo as fontes adotadas para concebê-lo (inscrições rúnicas preservadas em armas e armaduras) confirmam isso. Futha será a sua contraparte feminina, com a finalidade de trazer o equilíbrio. As letras serão originadas da poesia islandesa, onde mulheres sagradas cantam feitiços e oferecem suas bênçãos. Assim, as vozes femininas serão mais proeminentes.
O álbum será lançado pelo selo Season of Mist dia 28 de junho em vinil duplo, CD e formato digital. Futha já está em pré-venda no perfil do Bandcamp da banda.
Confira a nova faixa, Norupo!
Heilung significa “cura” em alemão. Com essa palavra, a banda pretende desconectar os ouvintes das barreiras artificiais da vida moderna, em seus diferentes aspectos.
A banda foi fundada em 2014 por Kai Uwe Faust (um tatuador especializado em temas nórdicos antigos) e Christopher Juul (membro das bandas Valravn e Euzen). Posteriormente, Maria Franz (também integrante do Euzen e namorada de Juul), ingressou no Heilung. Os três são originários de países diferentes, a saber, Dinamarca, Noruega e Alemanha. Como de costume entre os músicos de folk nórdico, o trio é apaixonado desde cedo pela história e mitologia da Era Viking.
Veja também: Heilung lança novo álbum folk nórdico, ‘Futha’
A banda ganhou especial notoriedade pelas performances ao vivo altamente estilizadas e ritualísticas. Frequentemente, eles contam com a participação de fãs locais com o propósito de compor o “exército de guerreiros nórdicos” em cima do palco.
Heilung busca reviver a Idade do Ferro e a Era Viking do norte da Europa através da música. Para isso, utilizam água corrente, ossos humanos, espadas reconstruídas e escudos, até tambores de armação antiga e anéis de bronze nas músicas. As letras contêm textos originais de pedras rúnicas e hastes de lança preservadas, amuletos, bem como outros artefatos. Além disso, utilizam poemas que lidam com eventos históricos ou que são traduções/interpretações dos originais.
Discografia
O primeiro álbum da banda, Ofnir, foi lançado em 2015 de forma independente, mas foi relançado pela Season of Mist em 2018.
O segundo álbum, chama-se LIFA. Trata-se de um disco gravado ao vivo, com músicas do Ofnir e outras duas que estarão em Futha. Os vídeos mais marcantes da banda divulgados pela internet são relacionados à gravação e promoção desse trabalho.
Links
| Bandcamp | Facebook | YouTube | Instagram |
| Spotify | Bandsintown | Season of Mist |
Playlists
| Heilung Hall |
1 comentário
I love all of this sound. it’s all very beautiful