Amanda Aalto | Photo: Anne-Maija Aalto
Página inicial Notícias Amanda Aalto lança novo álbum: ‘Ikisanat’

Amanda Aalto lança novo álbum: ‘Ikisanat’

por. Thiago Marques
Publicado: Atualizado: 0 comentário 3 minutos de leitura

A musicista finlandesa Amanda Aalto (folk nórdico) lançou seu quarto álbum solo, Ikisanat, com a participação de muitos convidados da cena Pagan folk.

Amanda foi acompanhada por Valter Pilke (Falter Eclip), que gravou os sons elétricos para Routa; Joonas Kunnasluoto, Lauri Korhonen e o brasileiro Igor Gartzea (Illuriah), que gravaram os vocais de fundo para Valkea Kuolema; Anni Helenius, tocando violoncelo para Varjot, também acompanhada pelos guturais de Lauri Korhonen; Christian Krizmanits, que ajudou na composição e no canto difônico para Raivo; e Corey Judd, coescrevendo e tocando o tagelharpa para Musta Vesi.

Além de musicista, Amanda também é produtora, artista, fotógrafa e editora da página Dark Folk Nation. Em um artigo que escreveu para o site, ela compartilhou a história por trás da criação das músicas de Ikisanat, incluindo a decisão de lançar um álbum inteiramente na língua finlandesa pela primeira vez.

“Quando se trata de letras, este é o primeiro álbum meu que é totalmente escrito em finlandês. Esse foi um aspecto muito importante para mim. Eu queria me aprofundar mais nas minhas raízes e também nos contos do folclore finlandês Kalevala e Kanteletar. Acabei pegando emprestado alguns textos desses contos folclóricos em Kaiho (onde combinei dois poemas do Kanteletar) e Musta Vesi (onde peguei emprestado um poema do Kalevala) mas todos os outros textos são de minha autoria. O álbum acabou sendo o mais sombrio e mais pesado que já escrevi e acho que isso se reflete de alguma forma nos dois anos mais difíceis pelos quais passei. Há muita poesia, como a contação de histórias sobre a natureza, encontrar a si mesmo e aprender a viver consigo mesmo e com seus sentimentos — em parte, fica bem profundo em algumas das músicas, mas eu tentei disfarçar tudo isso em uma forma de narrativa mítica.”

Amando Aalto
PUBLICIDADE

Veja também:


Créditos

  • Todas as canções foram compostas e escritas por Amanda Aalto, exceto Musta Vesi composta por Amanda Aalto e Corey Judd, e Raivo, composta por Amanda Aalto e Christian Krizmanits.
  • Álbum gravado e mixado por Amanda Aalto em agosto – dezembro de 2020.


Links

Twitter | Instagram | YouTube
Spotify | Bandcamp | Soundcloud

Playlists

Dark Folk Music

PUBLICIDADE

Deixe um comentário

Publicações relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está OK com isso, caso decida permanecer conosco. Aceitar