Grupo de atores reencenadores de Nyborg | danmarksrigeshjerte.dk
Página inicial Mitohistória Encontrada espada do século XIV em rua na Dinamarca

Encontrada espada do século XIV em rua na Dinamarca

por. Thiago Marques
Publicado: Atualizado: 0 comentário 3 minutos de leitura

Uma espada medieval do século XIV foi encontrada por um encanador e um operador de máquinas em rua na Dinamarca. A informação é do The Local.


O objeto foi descoberto na cidade de Aalborg, na terça-feira, pela dupla de trabalhadores Jannic Vestergaard e Henning Nøhr. A espada estava no chão sobre a camada mais antiga de pavimentação de Algade, uma das ruas centrais da cidade, localizada no condado da Nordjutlândia, norte da Dinamarca.

A espada está intacta e bem preservada. Após a descoberta, Vestergaard e Nøhr entraram em contato com o Museu Histórico da Jutlândia do Norte. A instituição confirmou oficialmente a descoberta em sua página.

Jannic Vestergaard e Henning Nøhr, com a espada encontrada | Nordjyllands Historiske Museum | trabalhadores dinamarqueses encontram espada medieval na rua

Jannic Vestergaard e Henning Nøhr, com a espada encontrada | Nordjyllands Historiske Museum

Um dos arqueólogos do museu, Kenneth Nielsen, examinou a espada, que mede 1,1 metro. Em pouco tempo concluiu que a espada era de origem medieval, pertencendo ao século XIV.

“As descobertas nesta região geralmente apontam na direção dos anos 1300, então a espada deve ter ido parar no solo naquele século.”

Kenneth Nielsen

A espada foi descrita como tendo um “nível extremamente alto de acabamento”. Segundo Nielsen, ela exibe detalhes que apenas os fabricantes de armamentos altamente qualificados poderiam ter produzido. Isso inclui um sulco longitudinal arredondado, um recurso projetado para reduzir o peso da arma de mais de um metro de comprimento, que pesa pouco mais de 1 quilograma.

Espada do século XIV encontrada em rua na Dinamarca | Nordjyllands Historiske Museum

Espada do século XIV encontrada em rua na Dinamarca | Nordjyllands Historiske Museum


Veja também: Cerveja mais antiga da Grã-Bretanha encontrada em obras rodoviárias

PUBLICIDADE

É importante ressaltar que espadas eram itens caros na Idade Média, detidas apenas pelos segmentos mais ricos da sociedade, como a nobreza. Por este motivo, Nielsen ficou surpreso pela localização da descoberta, que provavelmente era uma rua normal da cidade em seu tempo. Os guerreiros eram tradicionalmente enterrados com suas armas. A maioria das espadas como essa são encontradas em montes funerários.

Segundo o arqueólogo, a localização incomum do objeto pode ser decorrente de uma perda em meio a distúrbios violentos. O século XIV foi um período de instabilidade na história da Dinamarca, devido a uma série de disputas internas pelo poder.

“A melhor explicação que podemos sugerir é que o dono da espada foi derrotado em uma batalha. Em meio ao tumulto, foi então pisoteada na camada de lama que formava a rua naquela época.”

Kenneth Nielsen

A espada será tratada para fins de conservação e, posteriormente, exposta no Museu Histórico da Jutlândia do Norte. Curiosamente, o museu está localizado na mesma rua onde a espada foi perdida séculos atrás.

PUBLICIDADE

Publicações relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está OK com isso, caso decida permanecer conosco. Aceitar