A Editora Vozes lançou na segunda-feira (10) o livro Mitos do norte pagão: Os deuses dos nórdicos, escrito pelo Professor Christopher Abram.
A obra é uma tradução do original publicado em inglês em 2011, Myths of the Pagan North: the Gods of the Norsemen, primeiro livro do autor.
O volume é apresentado como “uma história inovadora da mitologia nórdica que trata os mitos como artefatos textuais temporalmente contingentes e que estão ligados a mutáveis preocupações religiosas e políticas contemporâneas.” Seu foco é demonstrar quão profundamente a chegada do cristianismo na Escandinávia afetou a produção e a forma dos mitos nórdicos.
Sinopse
Os mitos nórdicos constituem uma das maiores mitologias mundiais, e sua popularidade não demonstra um sinal de desvanecimento no século XXI. Os feitos e personalidades de deuses como Odin, Thor e Loki continuam a fascinar leitores e inspiram autores e artistas em um amplo arco de gêneros e mídias. Muitos livros sobre a mitologia nórdica já estão disponíveis – abrangendo desde o recontar dos mitos em formato de “guias de bolso”, compreensivos e descritivos, até meticulosos trabalhos acadêmicos. Ao considerar o espectro, este livro foi delineado para introduzir os mitos para uma audiência não especialista de uma forma nova, e encorajar pessoas que já são familiares com os mitos nórdicos a pensá-los de forma diferente.
O livro tem 352 páginas em formato brochura.
Onde comprar: Amazon
Veja também: O Livro da mitologia nórdica | Lançamento
Sobre o autor
Christopher Abram é professor de língua inglesa na Universidade de Notre Dame (EUA), onde leciona Literatura e Cultura Anglo-Saxã e Nórdica Antiga. Seu foco é na Inglaterra anglo-saxã, na Era Viking e na Noruega e Islândia dos séculos subsequentes. Seus trabalhos abordam, com frequência, a transição do paganismo ao cristianismo nessas regiões, bem como seu impacto na produção literária.
Outras obras do autor
Evergreen Ash: Ecology and Catastrophe in Old Norse Myth and Literature (Under the Sign of Nature). Charlottesville: University of Virginia Press, 2019.