Hliðskjálf, the High Seat of Odin (2015) | Howard David Johnson
Página inicial Artes Howard David Johnson e os Mitos do Mundo Antigo

Howard David Johnson e os Mitos do Mundo Antigo

por. Thiago Marques
Publicado: Atualizado: 0 comentários 5 minutos de leitura

Howard David Johnson é um artista e fotógrafo norte-americano conhecido por suas pinturas e ilustrações fotorrealistas de cunho histórico, religioso e mitológico. Nascido na Alemanha em 1954, foi fortemente influenciado pelos artistas do período Pré-Rafaelita. Suas obras evocam imagens arquetípicas e idealizadas, imersas no folclore europeu, sobretudo aquelas das mitologias celta, grega, nórdica e das lendas arturianas.

Howard começou a pintar desde os seis anos de idade, com pastéis e pincéis disponibilizados nas aulas de arte da escola primária. Ainda garoto, começou a ouvir de outras pessoas que os materiais eram inadequados para desenvolver a sua expressão artística apropriadamente. No entanto, só possuía dinheiro para adquirir aquarelas e pasteis. A partir daí, passou a trabalhar com a técnica mista, de forma a compensar a escassez de recursos financeiros. Hoje, o pintor trabalha com os meios tradicionais como pincel, óleos, mas também com a mídia digital.

PUBLICIDADE

Veja também:


Desde criança, seu pai, um oficial de carreira da Força Aérea norte-americana e professor universitário, se opôs à sua decisão de se tornar um pintor. O motivo foi o fato de seu tio-avô jamais ter conseguido realizar o sonho de tornar-se um ilustrador após voltar da Segunda Guerra Mundial, acabando por tirar a própria vida. Sua mãe, Louise Franklin Johnson, por outro lado, sempre o apoiou. Ela também uma artista talentosa, sempre o levou aos museus e a lugares de valor espiritual e cultural do Velho Mundo Tradicional.

Em uma viagem a Paris, Howard notou como diversos mestres da pintura copiavam parcialmente as pinturas de outros artistas como forma de estudo, algo que é frequentemente condenado na esfera artística da Internet. Howard faz questão de deixar claro que quer que todos saibam o quanto ele estudou sobre a obra de John William Waterhouse.

Obstáculos

Howard David Johnson sofreu um acidente com um elevador hidráulico em 1964 que dilacerou a sua mão, que foi posteriormente reconstituída. Para contornar o problema, ele resolveu colar o pincel com uma fita adesiva em uma braçadeira. O pintor considera, no entanto, que o maior obstáculo para a sua carreira foi a ferrenha oposição de seu pai. Naquela época, Howard praticava de 4 a 12 horas por dia para se tornar um artista de quadrinhos. Chegou a ser contratado pela DC Comics em uma dessas caravanas de busca por talentos ao redor do país, mas seu pai rasgou o cheque recebido e disse que ele não iria, de jeito nenhum, para Nova Iorque, mas sim para o Vietnã.

Howard David Johnson, pintor e ilustrador norte-americano de mitologia, história e fantasia

Howard David Johnson

Mudança de rumo

Após a fase de aspirante a ilustrador de quadrinhos, Howard mirou o fotorrealismo. Ao alcançar o domínio da técnica, passou a receber tantas críticas por conta do estilo que resolveu se dedicar a um estilo de arte mais tradicional, misturando a arte dos antigos mestres com a ilustração moderna.

Devido à carreira militar do pai, Howard David Johnson cresceu viajando e residindo em bases militares ao redor do mundo, o que fez com que a arte, a arquitetura e a cultura mediterrânea e a da Europa Central inspirassem o seu trabalho. Em 1967, quando estourou a Guerra dos Seis Dias, ele e sua família se encontravam na Líbia. Enquanto eram evacuados, seu pai conseguiu que fossem realocados para a terra onde nasceu: a Alemanha. Lá, ficou completamente encantado pelas florestas e charmosas vilas, com suas ruas sinuosas de paralelepípedos e montanhas coroadas com castelos.

Formação acadêmica

O pintor frequentou a Faculdade de Belas Artes da Universidade do Texas na cidade de Austin, onde conheceu a sua esposa e onde fincou raízes. Ele estudou Ciências Naturais e História e começou a sua carreira profissional como ilustrador científico da Escola de Paleontologia da universidade em 1974.

Reconhecimento

Howard David Johnson já realizou trabalhos para diversos grandes clientes como a National Geographic Society, o History Channel, os estúdios Paramount e Disney e as universidades do Texas, de Cambridge e de Oxford. Em 1996, ele fundou a The Brandywine School of the Illustrative Arts. Sua intenção foi abraçar os artistas realistas normalmente desprezados pelas escolas de arte da contemporaneidade, abertas apenas ao Abstrato e ao Expressionismo, em detrimento do Clássico.

Suas obras já foram expostas no British Museum de Londres, assim como em diversos museus norte-americanos, como o Metropolitan Musem of Art. Seus trabalhos podem ser encontrados em inúmeras capas de livros literários, bem como em jogos, textos educativos e revistas de vários lugares do mundo.


Galeria – Howard David Johnson


Links

Website

PUBLICIDADE

Deixe um comentário

Publicações relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está OK com isso, caso decida permanecer conosco. Aceitar