Assistente de Feiticeiro | Assistant Spellcaster | Dean Morrissey
Página inicial Artes Magos e celtas na arte de Dean Morrissey

Magos e celtas na arte de Dean Morrissey

por. Thiago Marques
Publicado: Atualizado: 3 comentários 3 minutos de leitura

Dean Morrissey é um artista norte-americano reconhecido por suas belas pinturas e capas de livros com temáticas relacionadas à fantasia, bem como a história e mitologia celtas.


Morrissey nasceu em 1951 em Boston, Estados Unidos. Autodidata, começou a desenhar e criar personagens desde criança. Sua inspiração surgiu das pinturas matte da Disney, dos heróis de histórias em quadrinhos e pelas obras dos mestres, como Rembrandt, Vermeer, Pyle e N. C. Wyeth.

Magos e celtas na arte de Dean Morrissey

Dean Morrissey | via Von Essen Galerie

O artista trabalhou em vários empregos até decidir pintar em tempo integral no final dos anos 1970. Iniciou sua carreira profissional pintando três capas da revista Dragon (histórica publicação dedicada ao universo Dungeons & Dragons), entre 1978 e 1980. A partir de 1986, passou a receber comissões regulares para ilustrar capas de livros.

Suas capas para a antologia Sorcerers! (1986) de Jack Dann e Gardner Dozois e a série de cinco volumes Kedrigern de John Morressy apresentam uma figura recorrente em seu trabalho: o mago idoso com uma grande barba branca, também observado em suas capas para a trilogia Gamearth de Kevin J. Anderson e para o livro infantil The Wizard Mouse (2011), ilustrado por Morrissey e escrito por Stephen Krensky.

PUBLICIDADE

Veja também: Retratos da história e mitos eslavos por Andrey Shishkin

Desde o início, as pinturas de Morrissey foram caracterizadas pelo extraordinário detalhamento das representações realistas de cenas fantásticas. Isso foi possível, em parte, por sua decisão de pintar telas extraordinariamente grandes; por exemplo, sua capa para o primeiro livro de John Morressy, A Voice for Princess (1986), exibe de forma impressionante a desordem variegada em torno da estante do mago. incluindo livros antigos, um globo antigo, uma lanterna, uma vela meio queimada e um pequeno dragão em uma gaiola. Como esses títulos indicam, Morrissey se especializou principalmente em ilustrar obras de fantasia, embora também tenha realizado trabalhos memoráveis de ficção científica. Ao todo, já assinou mais de 100 capas de livros.

No início dos anos 2000, passou a pintar temas relacionados à história e mitologia celtas. Obteve grande sucesso com o seu Anna dos Celtas (2003). A partir daí, passou a explorar ainda mais a temática, como pode ser visto na sua bela ilustração da deusa celta Danu, a mãe dos Tuatha Dé Danann, ou na heroica jornada dos Fianna Éireann, liderados pelo lendário Fionn Mac Cumhaill.

Seu trabalho já lhe rendeu diversos prêmios, incluindo quatro Chesley Awards, premiação anual aos artistas envolvidos com a ficção especulativa e que já agraciou figuras como Frank Frazetta e Donato Giancola.


Galeria


| Facebook |

PUBLICIDADE

Publicações relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está OK com isso, caso decida permanecer conosco. Aceitar