Já está disponível o livro Ensaios de História Medieval – Temas que se renovam, um esforço conjunto de 11 pesquisadores brasileiros para retratar o período medieval.
O lançamento faz um resgate de importantes marcos da História Medieval que deixaram sua marca na Europa e no Mundo Islâmico, mas também no Brasil através do legado português. A organização do livro ficou por conta dos Professores Paulo Duarte Silva e Renata Cristina de Sousa Nascimento.
A obra foi lançada pela Editora CRV e conta com 224 páginas em formato brochura e eBook. A versão impressa custa R$ 56 e a digital R$ 45,50.
Sinopse
Nas últimas décadas, os estudos medievais no Brasil experimentaram grande expansão, se consolidando nos campi e cursos por todo o país, como os de História, Letras, Filosofia e Artes, dentre outros. Tal processo foi acompanhado pela ampliação dos próprios quadros docentes, de grupos de pesquisa, congressos e publicações. Fruto da contribuição de especialistas que, a um só tempo, se beneficiaram e se somaram a este esforço coletivo;
“Ensaios de História Medieval: temas que se renovam” reúne onze capítulos que revisitam assuntos políticos, religiosos e culturais que perpassam todo o “milênio medieval”: nesta empreitada, os autores consideram temáticas consagradas à luz dos recentes debates historiográficos pertinentes.
Da “queda” de Roma à de Constantinopla, os textos discutem os reinos dos visigodos e de Portugal, a Expansão Árabe e o processo de Reconquista, além de instituições como o Papado e as Universidades, e de temas culturais do período, como as peregrinações e relíquias, as artes visuais e a literatura.
Dirigida ao grande público e, sobretudo, aos estudantes em formação, Ensaios de História Medieval: temas que se renovam oferece novas perspectivas sobre um período histórico que desperta crescente interesse na atualidade.
Onde comprar: Editora CRV
Veja também: ‘História Medieval’, de Marcelo Cândido da Silva | Lançamento
Sumário
- Prefácio – Maria Filomena Coelho
- Capítulo I – O fim do Império Romano, as migrações e a formação dos reinos bárbaros – Paulo Duarte Silva
- Capítulo II – A organização do Reino Visigodo: perspectivas historiográficas – Rodrigo dos Santos Rainha
- Capítulo III – O papado na Idade Média – Leandro Duarte Rust
- Capítulo IV – Relíquias e peregrinações na Idade Média – Renata Cristina de Sousa Nascimento
- Capítulo V – As universidades e o conhecimento na Idade Média – Carolina Gual da Silva
- Capítulo VI – As transferências artísticas na Europa gótica – Flavia Galli Tatsch
- Capítulo VII – A literatura medieval: entre a prosa e a poesia – Marcella Lopes Guimarães
- Capítulo VIII – Da Expansão Árabe à Era Dourada – Aline Dias da Silveira
- Capítulo IX – Além da guerra entre cristãos e muçulmanos: a Reconquista e os duelos historiográficos – Bruno Gonçalves Alvaro
- Capítulo X – Constantinopla: poder e queda – Renato Viana Boy
- Capítulo XI – o Reino de Portugal: da Reconquista ao início da expansão (1096-1450) – Fabiano Fernandes