Ânforas encontradas em naufrágio próximo à ilha de Lebinto. | Ministério da Cultura e dos Esportes da Grécia
Página inicial Mitohistória Naufrágios antigos descobertos próximo à ilha grega de Lebinto

Naufrágios antigos descobertos próximo à ilha grega de Lebinto

por. Thiago Marques
Publicado: Atualizado: 0 comentários 3 minutos de leitura

Cinco naufrágios antigos carregados de ânforas e um poste de ancoragem de um grande navio foram encontrados próximo à ilha grega de Lebinto, no mar Egeu. A informação é do Greek Reporter.


Os trabalhos foram realizados por arqueólogos marítimos no fundo da pequena ilha situada entre as ilhas de Amorgos e Leros.

Dentre as descobertas está um carregamento misto de ânforas do Egeu (Cnido, Cós e Rodes), da Fenícia e de Cartago. Os objetos datam de meados do século III a.C. O período coincide com o domínio marítimo sobre o Egeu pelas dinastias Ptolomaica e Antigônida.

Outro achado importante foi um poste de ancoragem feito de granito pesando 400 kg e que teve que ser erguido de uma profundidade de 45 metros. Esse precursor das âncoras data provavelmente do século VI a.C. e é o maior pilar de pedra do Período Arcaico já encontrado no mar Egeu. Seu tamanho sugere que tenha pertencido a um navio de proporções colossais para a sua época.

Naufrágios antigos descobertos próximo à ilha grega de Lebinto

O poste de ancoragem sendo erguido de uma profundidade de 45 metros. | Ministério da Cultura e dos Esportes da Grécia


Veja também: Arqueólogos marítimos investigam construção submersa nas ruínas de Salamina

A pesquisa subaquática ao redor da ilha foi realizada entre 15 e 29 de junho de 2019, sob a direção do arqueólogo Dr. Georgios Koutsouflakis. O projeto integra as atividades do Eforado de Antiguidade Subaquáticas, subordinado ao Ministério da Cultura e dos Esportes da Grécia.

PUBLICIDADE

Outros naufrágios encontrados

Além dos naufrágios em Lebinto, foi encontrado ainda um outro navio afundado carregando ânforas de Cnido, datando da mesma época. Outros três naufrágios transportando cargas de ânforas de Cós também foram identificados. As embarcações são de períodos distintos: duas dos séculos II e I a.C e a terceira do século II d.C.

Naufrágios antigos descobertos próximo à ilha grega de Lebinto 1

Mergulhador registrando uma ânfora encontrada no fundo do mar Egeu. | Ministério da Cultura e dos Esportes da Grécia


Veja também: Estatuetas de artistas da Grécia Antiga escavadas na atual Turquia

E não para por aí. Os pesquisadores encontram um navio afundado carregado com ânforas do Egeu Setentrional do século I a.C., bem como um outro naufrágio com carga de ânforas de Rodes datando do século I d.C, no início do período cristão.

A etapa mais recente da pesquisa faz parte de um projeto iniciado este ano e que seguirá até 2021. O objetivo é identificar e documentar naufrágios antigos na zona costeira do arquipélago. Ao que tudo indica, a região parece ter tido papel fundamental na navegação do Egeu nos tempos antigos.

Naufrágios antigos descobertos próximo à ilha grega de Lebinto

Ânfora antiga intacta sendo levada à superfície. | Ministério da Cultura e dos Esportes da Grécia

A ilha de Lebinto

Lebinto ou Levita é a mais oriental de um aglomerado de quatro ilhas isoladas que ligam a passagem marítima das Cíclades às cadeias de ilhas do Dodecaneso.

O poeta romano Ovídio mencionou duas vezes a ilha grega em suas obras Ars Amatoria e Metamorfoses. Ele conta que, durante sua saga, Dédalo e Ícaro escaparam de Creta sobrevoando Lebinto.

Naufrágios antigos descobertos próximo à ilha grega de Lebinto 2

O Lamento por Ícaro (1898) | The Lament for Icarus | Herbert James Draper

PUBLICIDADE

Deixe um comentário

Publicações relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está OK com isso, caso decida permanecer conosco. Aceitar