Já está disponível a versão em português da biografia Alexandre, o Grande: Um homem e seu tempo, escrita por Thomas R. Martin e Christopher W. Blackwell.
A obra foi lançada originalmente em 2012 e chega agora ao Brasil pelas mãos da Editora Zahar, numa tradução de Maria Luiza X. de A. Borges.
Sinopse
Uma introdução elegante, acessível e ponderada a uma das figuras mais controversas e importantes da história.
Autores da Antiguidade concordam que Alexandre, o Grande, foi extraordinário, assemelhando-se mais a um deus do que a um ser humano aos olhos de todos, especialmente a seus próprios olhos. Essa breve biografia para não especialistas explica a grandeza de Alexandre segundo os valores de seu tempo e lugar.
Recusando a arrogância de estudos que o julgam a partir de uma suposta superioridade moral moderna, os autores retomam uma tradição de interpretação da figura de Alexandre amparando-se em fontes, com especial atenção à literatura grega antiga, que ele conhecia a fundo e apreciava como base para inspiração e reflexão. Abordam seu nascimento, num mundo de forte competição entre mulheres da realeza, sua formação militar com soldados, sua rica educação geral com Aristóteles; analisam amizades, rivalidades, conquistas, negociações; e fornecem ainda um panorama de como Alexandre foi visto e lembrado desde sua morte até hoje.
Oferecendo vasto volume de conhecimento numa prosa descomplicada, e contando com o apoio de mapas e boxes, esse é um rico retrato de uma das personagens mais relevantes da história.
Veja também: Como eram construídos os grandiosos templos da Grécia Antiga?
A obra possui 264 páginas em formato brochura.
Onde comprar: Amazon
Os autores
Thomas R. Martin é professor titular do Departamento de Letras Clássicas no College of the Holy Cross em Worcester, Massachusetts, onde ocupa a cátedra Jeremiah W. O’Connor Jr.
- Roma antiga: de Rômulo a Justiniano
- Ancient Greece: From Prehistoric to Hellenistic Times
- Pericles: A Biography in Context
Christopher W. Blackwell é professor titular do Departamento de Letras Clássicas na Universidade Furman, em Greenville, Carolina do Sul, onde ocupa a cátedra Louis G. Forgione.