No dia 25 de março foi lançado o livro História Medieval, escrito pelo Professor Marcelo Cândido da Silva.
A obra tem a proposta de servir como um material introdutório atualizado para os estudos sobre o medievo. Para isso, são abordados os principais aspectos que regiam a estrutura social durante todo o período.
O livro foi publicado pela Editora Contexto e possui 160 páginas no formato brochura.
Sinopse
A Idade Média abrange um período de cerca de dez séculos, compreendido entre o final da Antiguidade e o início da época moderna. Diferentes formas de expansão, de poder e de sociedade foram forjadas durante esses mil anos. Enquanto os chamados bárbaros conquistavam territórios, o poder da Igreja crescia e o cristianismo se tornava uma ferramenta eficaz de integração (muitas vezes forçada). Outra característica marcante do período é a dominação senhorial: controle econômico, jurídico, político e militar dos camponeses por parte da aristocracia.
Nesta obra introdutória, o professor da Universidade de São Paulo Marcelo Cândido da Silva se dedica a apresentar e discutir as principais características desse período, dando ênfase a seus contrastes: a fome, a peste e as guerras se alternando com tempos de paz e prosperidade; o universalismo do papado convivendo com os particularismos senhoriais e com as monarquias em vias de centralização. Com este livro, o leitor tem em mãos uma obra atualizada e palpitante sobre a História Medieval.
Onde comprar: Amazon
Veja também: Ensaios de História Medieval – Temas que se renovam | Lançamento
Sobre o autor
Marcelo Cândido da Silva é graduado e mestre em História pela Universidade Federal de Minas Gerais. É doutor em História Medieval pela Université Lumière Lyon 2 e livre-docente pela Universidade de São Paulo, onde é professor titular. É membro associado da Société des Historiens Médiévistes de l’Enseignement Supérieur Public Français (SHMESP) e do Laboratoire de Médiévistique Occidentale de Paris (LAMOP). Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq, coordena o Laboratório de Estudos Medievais (Leme). É também membro fundador da Rede Latino-americana de Estudos Medievais (Retirado do Currículo Lattes.)