Lagertha & Ragnar Lothbrok. | Ilustrações: Giulia Constanzo
Página inicial Matérias Vikings | Hinos nórdicos a momentos memoráveis da série

Vikings | Hinos nórdicos a momentos memoráveis da série

por. Thiago Marques
Publicado: Atualizado: 2 comentários 5 minutos de leitura

O canal de YouTube SMOKEY ROCKS editou cenas de Vikings acompanhadas por verdadeiros hinos nórdicos a momentos memoráveis da série.


A série Vikings popularizou não apenas o interesse pela história da Era Viking, mas também abriu espaço para que talentosas bandas de folk nórdico viessem a ser amplamente prestigiadas. Apesar de numerosas incongruências históricas, a produção conquistou uma legião de fãs através de personagens carismáticos, um enredo envolvente e uma fotografia belíssima com aura de mistério.

É necessário ressaltar, no entanto, como tal atmosfera foi fortemente intensificada pela trilha sonora selecionada. Não falo aqui da música de abertura (If I had a heart) do Fever Ray (projeto de Karin Dreijer). Sem questionar sua qualidade, penso que falta a organicidade que as músicas do Wardruna conferem às cenas em que elas figuram.

É difícil questionar o mérito da banda norueguesa em ter sido selecionada para emprestar suas canções, bem como compor novas músicas para a série. Entretanto, existem outros tantos projetos de Folk Nórdico que casariam perfeitamente com a proposta da série. Alguns deles, inclusive, contaram com o reforço do vocalista e multi-instrumentista do Wardruna, Einar Selvik.

Para provar tudo o que foi dito, o canal SMOKEY ROCKS vem criando uma série de vídeos primorosamente editados com cenas de Vikings e tendo músicas folk como trilha sonora. Foram selecionados momentos marcantes envolvendo os protagonistas e respeitada a atmosfera transmitida por eles. Por conseguinte, os produtos finais assemelham-se a verdadeiros videoclipes. Confira-os abaixo!

PUBLICIDADE

Veja também: Casco de navio viking é encontrado na Noruega

ALERTA DE SPOILERS!

Caso não esteja em dia com a série, não aconselho que assista aos vídeos, tampouco que leia as introduções!

Kaunan – Vallåt

Kaunan é o projeto do trio Oliver S. Tyr (Faun), Boris Koller e Göran Hallmarken, originários respectivamente da Alemanha, da Áustria e da Suécia. Para a música Vallåt, eles contaram com a participação de Einar Selvik, bem como da vocalista do Heilung, Maria Franz.

O vídeo foca na segunda grande tragédia nas vidas de Lagertha e de Ragnar: a morte de Gyda, a filha do casal. Após o aborto espontâneo sofrido por Lagertha, Gyda viria a ser afligida pela peste que assolou Kattegat na ausência de Ragnar.


Veja também: Vikings | Ivar torna-se um deus em novo trailer

Ivar Bjørnson & Einar Selvik – Hugsjá

A dupla formada por Ivar Bjørnson (Enslaved) e Einar Selvik já se reuniu para gravar dois álbuns colaborativos: Hugsjá e Skuggsjá. Desde então, tem sido frequente a parceria dos dois promovendo não apenas as músicas da dupla, mas também do Wardruna e do Enslaved.

A montagem musicada pela faixa Hugsjá traça a trajetória descendente de Ragnar Lothbrok, quando as portas do Valhalla pareciam fechadas para ele. Do mesmo modo, é mostrado o conflito em seu íntimo entre as crenças tradicionais nórdicas e o cristianismo, personificado por Athelstan.

Einar Selvik – Snake Pit Poetry

Aqui temos uma composição solo de Einar Selvik especialmente concebida para a sequência mostrada no vídeo. Pena que não tenha sido utilizada na cena que é, para muitos, o momento divisor de águas na série… A morte de Ragnar no poço de serpentes.


Veja também: Wardruna revela vídeo ao vivo poderoso de ‘Rotlaust Tre Fell’

Ochelie Soroki – Falkon

Ochelie Soroki é uma banda russa com dois álbuns lançados: Istoe (2018) e Severnoe Tsartstvo (2015). Formado por Pavel Boev, Uliana Shulepina e Alexandr Bragin, o trio aborda tanto temáticas nórdicas quanto eslavas em suas músicas.

A sequência utilizada para o vídeo corresponde ao episódio final da quinta temporada (parte 1). O vácuo de poder deixado por Ragnar culmina na guerra civil entre os vikings. De um lado, as forças de Lagertha e Bjorn. Do outro, as de Ivar e do Rei Harald.

O canal SMOKEY ROCKS traz ainda uma série de outros vídeos com outras grandes bandas de folk nórdico, como Danheim, RunahildNytt Land. A maioria dos vídeos trazem cenas da série Vikings, mas alguns deles utilizam sequências de outras produções. Não deixe de conferir!

Atualização (Bônus): Anna Maria Jopek – Lament for Lagertha

Uma canção muito requisitada pelos nossos leitores de um dos momentos mais dramáticos da série… o lamento pela morte da escudeira Lagertha, num vídeo produzido pelo canal Vikings Brasil.

Fonte da imagem destacada: Giulia Costanzo


SMOKEY ROCKS – Links

| YouTube |

PUBLICIDADE

Publicações relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está OK com isso, caso decida permanecer conosco. Aceitar