Um elmo medieval foi encontrado por um trabalhador da construção civil no porto fluvial de Bobruisk, cidade situada na região de Mogilev, leste da Bielorrússia. A informação é do BelTA.
O objeto, que remonta ao período entre o final do século IX e início do século XI, foi encontrado pelo torneiro mecânico Vladimir Balynda, durante as obras no porto.

Vladimir Balynda, o trabalhador que encontrou o elmo | Foto: bobrlife.by
De acordo com o Doutor Igor Marzalyuk, presidente do Comitê Permanente de Educação, Cultura e Ciência da Câmara dos Deputados, o achado é único para a Bielorrússia:
“Tal objeto foi encontrado na Bielorrússia pela primeira vez. Coisas semelhantes foram descobertas na Ucrânia, em montes funerários para guerreiros — no famoso Túmulo Negro (um monte funerário em Chernigov) e na aldeia de Shestovitsa.”
Veja também: Encontrada espada do século XIV em rua na Dinamarca
O elmo se encontra bem preservado. O modo como ele será conservado e restaurado está atualmente em discussão pelos membros do Comitê Executivo Regional de Mogilev. A princípio, a descoberta deverá ser transferida a especialistas para um estudo mais aprofundado. Além disso, uma escavação arqueológica será realizada no local onde o elmo foi descoberto. Os cientistas acreditam que o capacete não será o único artefato a ser encontrado.
O historiador Nikolai Silkov afirmou que existem poucos elmos do tipo ao redor do mundo. Ela acrescentou que, muito provavelmente, o objeto pertenceu a um representante da elite militar de sua época.

Detalhe do elmo encontrado na Bielorrússia | Foto: bobrlife.by