'
Página inicial Mitohistória Encontrados vasos de 1.400 anos da antiga Tiahuanaco

Encontrados vasos de 1.400 anos da antiga Tiahuanaco

por. Thiago Marques
Publicado: Atualizado: 0 comentário 3 minutos de leitura

Uma equipe de arqueólogos encontrou vasos de 1.400 anos no centro das ruínas da antiga cidade de Tiahuanaco, atual Bolívia. A informação é da The Associated Press.


A descoberta foi feita no templo de Kalasasaya durante um projeto de pesquisa, conservação e restauração realizado no terreno da antiga cidade, com o apoio da UNESCO. O sítio arqueológico está localizado a cerca de 75 quilômetros da capital La Paz, perto da costa sul do lago Titicaca.

Mary Luz Choque, arqueóloga assistente do Centro de Investigações Arqueológicas de Tiahuanaco, disse que a forma circular na qual os objetos foram enterrados sugere que faziam parte de uma oferenda realizada no funeral de uma pessoa de linhagem nobre.

Tiahuanaco foi um centro espiritual e político considerado um dos mais importantes impérios pré-colombianos. As ruínas da cidade foram declaradas Patrimônio Mundial pela UNESCO no ano 2000.

PUBLICIDADE

Veja também: Encontrado no Peru mural de 3.800 anos em agradecimento pelas chuvas

Um grupo de quatro arqueólogos e mais de 50 pesquisadores estão escavando o local desde o início de setembro. Eles continuarão trabalhando ali por mais seis semanas antes de apresentar um relatório final sobre suas descobertas.

Julio Condori, diretor do centro arqueológico, disse que os vasos datam da época de Tiahuanaco III (entre 400 e 600 d.C.) e exibem iconografia de peixes e pássaros.

Ele disse que as descobertas iniciais permitem “repensar qual era a real função do templo de Kalasasaya e redefinir a interpretação de sua origem”.


Veja também: Relatos Astecas da Conquista | Lançamento

O prefeito de Tiahuanaco, Octavio Choque, também comentou sobre a descoberta.

“Isso serve para que valorizemos nosso patrimônio, que tentamos preservar ao longo do tempo para não perdê-lo”.

Octavio Choque

Um sacerdote do povo Aimará presidiu uma cerimônia dedicada à Mãe Terra antes que os objetos fossem removidos do local.

Fonte da imagem destacada: Washington Post

PUBLICIDADE

Publicações relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está OK com isso, caso decida permanecer conosco. Aceitar