A multi-instrumentista e vocalista Fiona Rüggeberg deixou a banda de música folk e medieval alemã Faun após 20 anos nos palcos.
Membro fundadora do Faun, a artista afirmou no perfil do Instagram do grupo que resolveu deixar a banda em troca de uma vida no campo, rodeada pela natureza. Apontou ainda a incompatibilidade de uma rotina de turnês ao redor do mundo e os cuidados e a atenção que a sua fazenda requer.
“Caros amigos e colegas, após 20 anos nos palcos, um novo caminho se abriu para mim e parece ser tão maravilhoso que não posso deixar de segui-lo. Simplesmente não posso deixar passar essa possibilidade, pois certamente me arrependeria. Portanto, irei mudar minha vida e passar a maior parte do meu tempo futuro com a natureza, cercada pela minha fazenda, veados e floresta. Porque os ritmos da natureza, semear e colher, assim como cuidar dos animais, simplesmente não se alinham com uma vida intensa de turnês, isso também significa dizer adeus aos momentos maravilhosos com o Faun.”
Versada em diversos instrumentos, ela estudou as artes da terapia musical antiga oriental nas Universidades de Istambul e Munique. No Faun, ela empresta sua voz em várias das músicas, atuando principalmente como backing vocal, além de tocar instrumentos como gaitas de fole, dombra, rebab, oud, flautas, chalmeux, dentre outros.
Outros projetos musicais de Fiona Rüggeberg
Em 2017 ela lançou um projeto solo, adotando uma sonoridade mais minimalista e centrada no piano, instrumento no qual ela recebeu formação clássica. O projeto rendeu o álbum Fiona, lançado em 2019 pelo selo Celtic Classic Productions.
Ainda em 2019, a musicista fundou um outro projeto com sua antiga colega de banda, Laura Fella, e com a produtora Fieke van den Hurk. O grupo, chamado Tvinna, está atualmente em processo de gravação do álbum de estreia.
Sua última apresentação com a banda será no dia 7 de julho no Mittelalter Kultur Festival em Weil am Rhein, Alemanha. Não se sabe ainda o que será do seu projeto solo, tampouco da sua participação no Tvinna após a decisão tomada por Fiona Rüggeberg.
Confira os videoclipes mais recentes dos projetos que envolvem essa talentosa musicista!
6 comentários
Sempre gostei da voz dela, a apresentação de Tinta ao vivo é sensacional.
Segunda grande perda para a banda. Assim fica complicado. :(
Poxa, cara. 20 anos. Vou sentir muito a falta dela na banda. Com certeza foi uma grande perda. Espero que o estilo de vida que ela quer ter a deixe feliz. Acho que é a segunda vez que vejo alguém se sentir “overwhelmed” por uma rotina de tour, urbana, e tudo mais, e deixar um grupo. Avi Kaplan, agora Fiona Rüggeberg </3
Pois é. Eu a entendo perfeitamente, mas que é uma grande perda, isso é!
É uma banda de um paradigma inusitado e a Fiona Rüggeberg fará falta ao grupo. Seu talento é grandíssimo tanto no domínio de vários instrumentos incomuns aos dias de hoje, quanto a sua voz e seu visual.
Tem toda razão, Lauro! Grande perda!