Unnr | MINDBEACH | Káti Rán
Página inicial Resenhas Resenha: Kati Rán – Unnr | MINDBEACH (Single, 2020)

Resenha: Kati Rán – Unnr | MINDBEACH (Single, 2020)

por. Thiago Marques
Publicado: Atualizado: 0 comentário 5 minutos de leitura

A cantora e multi-instrumentista holandesa Kati Rán retorna com o novo single Unnr | MINDBEACH, acompanhada por renomados músicos convidados.

Kati Rán começou sua carreira solo após a dissolução do L.E.A.F. em 2015. Sua banda anterior lançou o álbum LYS, que já revelava o interesse de Rán em convidar grandes músicos folk para se juntarem a ela no estúdio. Naquela época, ela contou com as parcerias de nomes como Kai Uwe Faust e Maria Franz (Heilung), bem como Oliver S. Tyr (Faun), que também foi seu companheiro de banda em seu projeto anterior Dark Folk, Folk Noir. Ela também “devolveu o favor” e subiu no palco e entrou no estúdio com outros grandes artistas como Myrkur e Wardruna.

Em 2018, ela gravou vocais, nyckelharpa e percussão para o filme épico holandês Redbad. Ela também esteve envolvida com o recentemente lançado jogo Assassin’s Creed: Valhalla, onde ela assumiu o papel de consultora de conteúdo na equipe criativa da Ubisoft Montreal. Ela também se apresentou no evento anual Zeitgest em 2018, onde a temática nórdica do novo jogo da franquia foi revelada.

Já se passaram dois anos desde o lançamento do single Blodbylgje, quando Kristian ‘Gaahl’ Espedal (Gaahls WYRD, Trelldom, ex-Wardruna, ex-Gorgoroth) se juntou a Kati Rán para uma caminhada na praia, por assim dizer. Aquela música personifica o fluxo das ondas, enquanto mergulha fundo na mitologia nórdica liricamente.

PUBLICIDADE

Veja também: Músicos folk gravam música exclusiva em apoio ao Castlefest

Desta vez, com  MINDBEACH, o “passeio na praia” se transformou em uma “cavalgada em uma praia islandesa” no início da música. Aqui, ainda sentimos o movimento das ondas, porém em um ritmo mais sinuoso do que em Blodbylgje. Enquanto nesta última podemos sentir a necessidade de nos perdermos em nossos pensamentos aqui e ali, desta vez estamos totalmente imersos neles, como se nossas mentes estivessem sendo levadas e trazidas de volta para a praia pelas ondas. A bela e suave voz de Rán e sua lira de Kravik são rapidamente acompanhadas pelo canto grave, mas calmo de Gaahl e, logo depois, a cantora careliana Yana Veva (Theodor Bastard) entra em cena com seu timbre único e misterioso.

É possível sentir a maré subindo, quando os sons do baixo e do violoncelo do compositor islandês Borgar Magnason (Björk, Sigur Rós, Brian Eno), o violão, tocado por Harald Juul (Euzen), e, finalmente, a nyckelharpa da própria Rán, fazem o som parecer ainda mais “cheio”, como se algo dramático estivesse prestes a acordar você do transe.

Após quase 10 minutos, você fica com a calma das ondas novamente, com o trio de cantores sinalizando a baixa da maré e a hora de enfrentar o mundo real novamente. Porém, com uma nova determinação.


Veja também: Resenha: Astralseid – Shamanic Love (Álbum, 2020)

Liricamente, MINDBEACH respeita o fraseado e a forma das Eddas. Para fazer isso de uma forma que pareça autêntica, ela recebeu a ajuda de dois especialistas islandeses: Palli Banine, que já trabalhou com teatro, cinema, artes plásticas, poesia, entre outras disciplinas, e a filóloga medieval Teresa Dröfn Njarðvík, que escreveu livros sobre runas e poesia, além de ter escrito letras para muitos músicos da Islândia.

Unnr | MINDBEACH é um convite à introspecção profunda que deixará o ouvinte encantado e aliviado de pensamentos pesados. Esperamos poder conferir um álbum completo seguindo esta mesma peça meditativa de música Folk Nórdica.

O single foi lançado em 20 de novembro em digisleeve-CD limitado, contendo um encarte-pôster, e em formato digital.

Créditos

Produzido, composto, arranjado, executado e gravado por Kati Rán, 3Norns Productions, Holanda
Produzido, composto, gravado, mixado e masterizado por Christopher Juul, Lava Studios, Dinamarca

Vocal, nyckelharpa, lira de Kravik, tambores e midi por Kati Rán, Holanda
Composição de baixo e violoncelo por Borgar Magnason, Islândia
Violão por Harald Juul, Dinamarca
Vocal convidado de Kristian ‘Gaahl’ Espedal, gravado por Iver Sandøy, Solslottet Studio, Noruega
Vocal convidado de Yana Veva, gravado por Fedor Svolotch, Theodor Bastard, Rússia

Letras originais e supervisão linguística por Kati Rán, Palli Banine, Theresa Dröfn

Design gráfico por Adrian Urbaniak, SkogÅnd, Polônia
Fotografia da capa: Gígja Einarsdóttir, Islândia
Fotografia de pôster por Nona Limmen, Holanda


Links

Website | Facebook | Instagram | Twitter
VK | YouTube | Bandcamp | Spotify

Playlists

Kati Rán’s Recommended

PUBLICIDADE

Publicações relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está OK com isso, caso decida permanecer conosco. Aceitar