Lubo Skald | Lubo Skald
Página inicial Resenhas Resenha: Lubo Skald – Lubo Skald (Album, 2020)

Resenha: Lubo Skald – Lubo Skald (Album, 2020)

por. Thiago Marques
Publicado: Atualizado: 0 comentário 3 minutos de leitura

Lubo Skald é o nome do projeto folk nórdico de um homem só do músico eslovaco Ľubomír Haršány, bem como o título de seu álbum de estreia.

Ex-membro da banda de metal melódico Odin’s Ravens, Ľubomír Haršány adota o estilo minimalista “escáldico”, do qual o quarto álbum do Wardruna, Skald, é o exemplo mais popular. Em verdade, o lançamento parece mesmo uma performance ao vivo, na qual poderíamos vê-lo cantar acompanhado por um instrumento de sua escolha.

Para a gravação do álbum, ele utilizou a lira harpa, o bouzouki irlandês, o whistle irlandês e o djembê, escolhas que não são tão óbvias quando se pensa em música inspirada na cultura e mitologia nórdicas, mas que de forma alguma prejudicaram o trabalho de Lubo Skald.

Por falar em mitologia, você não ficará desapontado ao encontrar numerosas referências ou versos parafraseados diretamente da Edda poética, cantados em nórdico antigo. É o caso de canções como Völuspá e Dauði Baldurs. Porém, Lubo também decidiu gravar algumas de suas composições em inglês, como é o caso de Hel e Ragnarök koma.

De modo geral, minhas músicas favoritas do álbum são aquelas em que o músico deixa sua voz fluir mais livremente, se misturando de forma mais harmoniosa com as melodias que criou: Rúnatal, Dauði Baldurs, Ragnarök e Fáfnismal. Também gostei muito da instrumental Fimbulvetur, uma faixa inteira e lindamente tocada no bouzouki irlandês.

É verdade que o álbum poderia ter se beneficiado de uma melhor produção de áudio. No entanto, novamente, este é o primeiro álbum de Lubo Skald e foi gravado no estilo ao vivo em estúdio, com a ajuda de overdubs de violão (Ragnarök) e sintetizadores (Valkyrja).

Este é um bom começo para o projeto de Haršány. Sem dúvida, com a experiência obtida trabalhando em sua estreia, podemos esperar mais algumas de suas contribuições para a cena folk nórdica.

Créditos

  • Instrumentos e vocais: Ľubomír Haršány
  • Masterização, mixagem e efeitos especiais: Matteo Kyselý
  • Capa do álbum: Karolína Kolláriková
  • Gravado no Galanta and Sereď, 2020
PUBLICIDADE

Veja também: Illuriah lança seu primeiro álbum Folk Nórdico

Lista de faixas

1. Intro
2. Völuspá
3. Yggdrasil
4. Rúnatal
5. Börn Loka
6. Dauði Baldurs
7. Hel
8. Fimbulvetur
9. Ragnarök koma
10. Ragnarök
11. Valkyrja
12. Skírnismál
13. Fáfnismál


Links

Facebook | Instagram | YouTubeSpotify

Playlists

Skaldic, Norse, Medieval and Atmospheric Music Picks

PUBLICIDADE

Publicações relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está OK com isso, caso decida permanecer conosco. Aceitar