Hjalmars avsked av Orvar Odd efter striden på Samsö (1866) | Mårten Eskil Winge
Página inicial Artes A arte nórdica de Mårten Eskil Winge

A arte nórdica de Mårten Eskil Winge

por. Thiago Marques
Publicado: Atualizado: 0 comentário 4 minutos de leitura

Mårten Eskil Winge foi um pintor sueco especializado em obras de arte que retratam a história e a mitologia nórdica. O artista foi bastante influenciado por seu compatriota, o pintor Nils Johan Olsson Blommér. Nascido em Estocolmo, em 21 de setembro de 1825, Mårten Eskil Winge é filho do reitor e vigário  Isaac Martin Winge e de Andrietta Sophia Rothman. Foi educado na Escola da Catedral em Uppsala, tornando-se aprendiz de pintura de P. E. Wallander em Estocolmo, no ano de 1846. No ano seguinte, matriculou-se na Academia de Artes. Enquanto estudava ali, trabalhava na agência dos correios e pintava retratos para obter um dinheiro extra.

Durante a sua juventude, tornou-se interessado pelas antigas sagas nórdicas, o que o levou a fazer desenhos bastante elaborados sobre o tema que chamaram a atenção alheia. Dentre outros trabalhos, ilustrou o livro Nordic Gods  de Adam Oehlenschläger e os poemas do então Príncipe Herdeiro, Charles (Rei Charles XV da Suécia), The Foster Brothers. Winge foi atraído pelo Goticismo em sua roupagem do século XIX, movimento sueco influenciado pelo romantismo nacional, que tinha como objetivo reivindicar os povos da Era Viking como heróis ancestrais; juntamente com seu colega de estudos e amigo, August Malmström, ele reviveu lendas e histórias nórdicas.

Mårten Eskil Winge

Mårten Eskil Winge

Em 1856, Mårten Eskil Winge tornou-se aluno de Johan Christoffer Boklund na recém-inaugurada escola de pintura da Academia de Artes. No ano seguinte, recebeu a Medalha Real por sua pintura do Rei Charles X. Ganhou também um estipêndio de três anos que o possibilitou de realizar uma viagem de campo de Düsseldorf a Paris. O benefício foi estendido por mais três anos. Em 1859, ele realizou uma viagem a Roma antes de retornar à Suécia em 1863.

PUBLICIDADE

Veja também:


Em 1864, Winge tornou-se membro da Academia de Arte e, eventualmente após vários empregos como professor de desenho, um professor universitário. Em 1865 abriu uma escola de pintura em seu estúdio e retornou à Itália em 1877. Roma o muniu de grandes experiências e inspirações artísticas. Casou-se com Hanna Matild Tengelin em 1867. Pintora de gênero, foi também fundadora da uma associação de artesãos.

Mårten Eskil Winge produziu diversas pinturas com a temática lendária e mitológica nórdica nos anos 1860, que atraíram muito interesse e aprovação. A sua primeira pintura após o retorno à Suécia, O adeus de Hjalmar a Örvar-Oddr após a Batalha de Samsø, contou com a colaboração para a pintura da paisagem do, agora rei, Charles XV. Seu quadro Thor luta com os Gigantes (1872), considerado como uma “típica imagem do século XIX do Deus Trovão”, foi encomendada e comprada por Charles XV, que também adquriu Kraka (1862). A pintura encontra-se atualmente na coleção do Nationalmuseum em Estocolmo, onde Winge pintou oito dos retratos de artistas no teto.

A partir dos anos 1870, ele recebeu comissões para produzir retábulos para diversas igrejas. Pintou também decorações para o Palácio Bolinderska em Estocolmo e para Castelo Kulla Gunnarstorp na Escânia. Nos últimos anos de sua vida, pintou diversos quadros de ondas quebrando no litoral. Faleceu em Enköping, em 22 de abril de 1896.


Galeria – Mårten Eskil Winge

 

PUBLICIDADE

Publicações relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está OK com isso, caso decida permanecer conosco. Aceitar