O canal de YouTube SMOKEY ROCKS editou cenas de Vikings acompanhadas por verdadeiros hinos nórdicos a momentos memoráveis da série.
A série Vikings popularizou não apenas o interesse pela história da Era Viking, mas também abriu espaço para que talentosas bandas de folk nórdico viessem a ser amplamente prestigiadas. Apesar de numerosas incongruências históricas, a produção conquistou uma legião de fãs através de personagens carismáticos, um enredo envolvente e uma fotografia belíssima com aura de mistério.
É necessário ressaltar, no entanto, como tal atmosfera foi fortemente intensificada pela trilha sonora selecionada. Não falo aqui da música de abertura (If I had a heart) do Fever Ray (projeto de Karin Dreijer). Sem questionar sua qualidade, penso que falta a organicidade que as músicas do Wardruna conferem às cenas em que elas figuram.
É difícil questionar o mérito da banda norueguesa em ter sido selecionada para emprestar suas canções, bem como compor novas músicas para a série. Entretanto, existem outros tantos projetos de Folk Nórdico que casariam perfeitamente com a proposta da série. Alguns deles, inclusive, contaram com o reforço do vocalista e multi-instrumentista do Wardruna, Einar Selvik.
Para provar tudo o que foi dito, o canal SMOKEY ROCKS vem criando uma série de vídeos primorosamente editados com cenas de Vikings e tendo músicas folk como trilha sonora. Foram selecionados momentos marcantes envolvendo os protagonistas e respeitada a atmosfera transmitida por eles. Por conseguinte, os produtos finais assemelham-se a verdadeiros videoclipes. Confira-os abaixo!
Veja também: Casco de navio viking é encontrado na Noruega
ALERTA DE SPOILERS!
Caso não esteja em dia com a série, não aconselho que assista aos vídeos, tampouco que leia as introduções!
Kaunan – Vallåt
Kaunan é o projeto do trio Oliver S. Tyr (Faun), Boris Koller e Göran Hallmarken, originários respectivamente da Alemanha, da Áustria e da Suécia. Para a música Vallåt, eles contaram com a participação de Einar Selvik, bem como da vocalista do Heilung, Maria Franz.
O vídeo foca na segunda grande tragédia nas vidas de Lagertha e de Ragnar: a morte de Gyda, a filha do casal. Após o aborto espontâneo sofrido por Lagertha, Gyda viria a ser afligida pela peste que assolou Kattegat na ausência de Ragnar.
Veja também: Vikings | Ivar torna-se um deus em novo trailer
Ivar Bjørnson & Einar Selvik – Hugsjá
A dupla formada por Ivar Bjørnson (Enslaved) e Einar Selvik já se reuniu para gravar dois álbuns colaborativos: Hugsjá e Skuggsjá. Desde então, tem sido frequente a parceria dos dois promovendo não apenas as músicas da dupla, mas também do Wardruna e do Enslaved.
A montagem musicada pela faixa Hugsjá traça a trajetória descendente de Ragnar Lothbrok, quando as portas do Valhalla pareciam fechadas para ele. Do mesmo modo, é mostrado o conflito em seu íntimo entre as crenças tradicionais nórdicas e o cristianismo, personificado por Athelstan.
Einar Selvik – Snake Pit Poetry
Aqui temos uma composição solo de Einar Selvik especialmente concebida para a sequência mostrada no vídeo. Pena que não tenha sido utilizada na cena que é, para muitos, o momento divisor de águas na série… A morte de Ragnar no poço de serpentes.
Veja também: Wardruna revela vídeo ao vivo poderoso de ‘Rotlaust Tre Fell’
Ochelie Soroki – Falkon
Ochelie Soroki é uma banda russa com dois álbuns lançados: Istoe (2018) e Severnoe Tsartstvo (2015). Formado por Pavel Boev, Uliana Shulepina e Alexandr Bragin, o trio aborda tanto temáticas nórdicas quanto eslavas em suas músicas.
A sequência utilizada para o vídeo corresponde ao episódio final da quinta temporada (parte 1). O vácuo de poder deixado por Ragnar culmina na guerra civil entre os vikings. De um lado, as forças de Lagertha e Bjorn. Do outro, as de Ivar e do Rei Harald.
O canal SMOKEY ROCKS traz ainda uma série de outros vídeos com outras grandes bandas de folk nórdico, como Danheim, Runahild e Nytt Land. A maioria dos vídeos trazem cenas da série Vikings, mas alguns deles utilizam sequências de outras produções. Não deixe de conferir!
Atualização (Bônus): Anna Maria Jopek – Lament for Lagertha
Uma canção muito requisitada pelos nossos leitores de um dos momentos mais dramáticos da série… o lamento pela morte da escudeira Lagertha, num vídeo produzido pelo canal Vikings Brasil.
Fonte da imagem destacada: Giulia Costanzo
SMOKEY ROCKS – Links
| YouTube |
2 comentários
Só faltou My Mother Told Me, cantado pelo harald e seu irmão Halfdan
hahah tem razão. Este artigo foi escrito antes daquele episódio, mas quem sabe não rola uma parte 2? Vikings: Valhalla também vai contar com artistas de folk nórdico. Já foram confirmados Kati Rán e Kjell Braaten.