A banda polonesa de música folk e medieval Lord Wind lançou o seu novo álbum, The Forest is My Kingdom.
Após vários anos sem novidades, a banda polonesa retorna com seu sexto álbum, lançado pela Warheart Records. Pela primeira vez, todas as músicas foram gravadas integralmente com instrumentos antigos, sem o uso de samples como nos trabalhos anteriores. Além disso, o Lord Wind estreia como uma banda propriamente dita, uma vez que era composta anteriormente apenas pelo multi-instrumentista Robert Fudali.
É também a primeira vez que o projeto conta com vocais femininos. Além de novas composições, o álbum reúne canções tradicionais de diversas culturas europeias e versões acústicas de músicas antigas da banda. As músicas são cantadas em polonês, sueco antigo, inglês e russo. Já os instrumentos antigos utilizados são europeus e médio-orientais em origem.
As gravações contaram com a participação do percussionista Mirosław Rosiński.
Veja também: Lord Wind toca ‘Czarny Kruk’ ao vivo em festival lituano
“Depois de muitos anos de silêncio, o Lord Wind novamente invoca fantasmas adormecidos… Nos antigos templos de deuses esquecidos você voltará a ouvir as melodias de seus ancestrais. Mais uma vez, a música do Lord Wind o levará em uma longa jornada em direção às raízes. A florestas distantes e córregos… a um mundo cheio de magia e harmonia das esferas.
[…]
As lindas vozes das vocalistas Olga e Kasia finalmente preencheram a música do Lord Wind com a palavra falada! Cá está o novo Lord Wind: “The Forest is My Kingdom”, a música dos bardos da floresta e dos templos antigos. Tecida a partir dos raios do sol perfurando as sombras da floresta… Um portão aberto para outro mundo onde a magia ainda está saturada com o espírito e imaginação de nossos ancestrais.”
O álbum foi lançado em formato digital e estará disponível em CD a partir do dia 10 de agosto.
Veja também: Dziewanna lança clipe de ‘Wilczysko’, música inspirada por ‘The Witcher’
Biografia
A história da banda começa em 1994 com uma sonoridade que pode ser descrita como dark folk, característica do primeiro álbum Forgotten Songs. O projeto foi criado por Robert Fudali, também fundador da banda de pagan/viking metal, Graveland.
Ao longo dos anos, o projeto foi ganhando uma sonoridade mais voltado ao épico, como pode ser ouvido em Heralds of Fight, Rites of the Valkyries e Atlantean Monument. A guinada para o folk surgiu em Ales Stenar, com a introdução de instrumentos tradicionais aliados aos sintetizadores.
A música do Lord Wind já foi utilizada em diversas edições do famoso festival viking e eslavo polonês Wolin. No entanto, sua primeira apresentação ao vivo só veio a ocorrer em 2018.
Membros
- Olya Fudali (Lantseva) (vocal principal, santur, jouhikko)
- Katarzyna Nowosadzka (vocal, violino, rabeca)
- Paweł “Lumir” Semrau (viela de roda)
- Arkadiusz “Aro” Jęczmionka (bendir)
- Robert Fudali (bandolim, pandeireta, tambor jumbo)
Veja também: Łysa Góra lança álbum acústico de música Folk eslava
Discografia
Links
Facebook | VK | Instagram
Bandcamp | YouTube | Spotify